Manutenção preditiva mais assertiva

7 de dezembro de 2022
Manutenção preditiva mais assertiva

Um dos maiores desafios para um gestor de manutenção é tomar decisões de maneira mais assertiva. Afinal de contas, a gestão existe para buscar cada vez mais competitividade, economia e o aumento da produtividade da operação.

Pensando nisso, sistemas e relatórios automatizados podem apoiá-lo nesta busca pela identificação de problemas ou falhas antes mesmo delas acontecerem, como relatamos no case: Cascatas 3D otimizam produção em indústria do agronegócio. 

Confira no texto como as ferramentas gráficas da Solução DynaPredict podem contribuir para o aumento da assertividade na estratégia de manutenção da indústria.

Mas antes de avançarmos, primeiramente vamos definir o conceito de assertividade no mundo da manutenção.

O que é assertividade?

No contexto da manutenção preditiva, assertividade é a qualidade de determinar com maior precisão tendências de falhas e suas causas. Por essa razão, é necessário apoiar sua análise por meio de ferramentas de auxílio como painéis interativos e gráficos online.

Sistemas automatizados de coleta e análise de dados são grandes aliados na hora de obter informações mais precisas. A automatização de coletas permite a criação de relatórios inteligentes que apontam com clareza os sinais de falhas em ativos.

Os relatórios apresentam informações cruciais para que a manutenção se torne assertiva, uma vez que, aumentam a previsibilidade dos equipamentos.

Gráficos de visualização

Os gráficos são importantes ferramentas de visualização na evolução de falhas. Dentro da Plataforma DynaPredict Web, é possível encontrar diversas formas de gráficos online que auxiliam nas análises feitas pelas equipes técnicas de manutenção.

Confira a seguir!

Cepstro

Lançamento de 2022 na Plataforma DynaPredict Web, o gráfico de cepstro é mais uma ferramenta que auxilia na detecção de falhas como, por exemplo, defeitos em redutores e motores elétricos.

Cepstro é um anagrama da palavra espectro, pois na análise cepstral aplica-se uma transformação matemática na forma logarítmica no espectro para identificar padrões de eventos que acontecem no domínio da frequência.

Ao realizar a mudança no domínio do sinal, saindo do domínio da frequência (em Hertz) para o domínio da quefrência (em segundos), o objetivo é identificar picos de amplitude uniformemente espaçados ao longo do espectro.

Cascata 3D

Uma das inovações da Dynamox, a Cascata Espectral em 3D foi uma das primeiras formas gráficas interativas disponíveis para análise espectral de falhas em ativos.

Agora, é possível ver não somente a evolução de tendência global dos parâmetros, mas também, a comparação de uma série de análises espectrais individuais.

Assim, acompanhar sinais de alerta como o surgimento de harmônicas ou uma evolução de níveis em banda ficou muito mais fácil! 

Forma de onda circular

Provavelmente você já conhece o gráfico da forma de onda linear. Esse é o gráfico mais conhecido na análise de falhas em equipamentos.

Com o propósito de fornecer uma visualização mais intuitiva, o gráfico de forma de onda circular também foi incluído na Plataforma DynaPredict Web.

Essa ferramenta apresenta as mesma informações que a forma de onda linear, porém, as representa através de coordenadas polares.

Autocorrelação

A autocorrelação é uma ferramenta gráfica que permite a visualização de defeitos através da correlação de formas de onda consigo mesmas. Dessa forma, gerando um fator de correlação a cada instante.

Através da visualização das alterações desse fator de correlação é possível identificar tendências de falhas em equipamentos.

Alertas e painéis para uma detecção mais assertiva

Possuir uma grande disponibilidade de ferramentas que auxiliam na detecção de falhas é um grande passo para uma manutenção assertiva.

Entretanto, apenas possuir ferramentas não é o suficiente, é necessário acessar todas essas informações no mesmo lugar. Por isso, a Plataforma DynaPredict Web disponibiliza o painel DMA (Decision Making Assistant), que auxilia na tomada de decisões ao apresentar um resumo das condições de cada spot cadastrado.

Além das ferramentas de análise preditiva, a Dynamox também conta com uma ferramenta de inspeção sensitiva, o DynaSens. Essa ferramenta auxilia no planejamento e execução das rotas de inspeção, oferecendo checklists personalizados via aplicativo que facilitam as atividades do inspetor!

Além do acesso aos módulos de inspeção sensitiva e preditiva, ainda é possível acessar o módulo de inspeção integrada. Na inspeção integrada você consegue unir as informações do DynaPredict e DynaSens. Tudo isso pode ser acessado através do painel Inspeção Integrada, disponível na Plataforma DynaPredict Web.

Inspeção integrada na manutenção

Quando se trata de panoramas para apoiar a gestão da manutenção, a Solução DynaPredict vai mais além. Na aba de Inspeção Integrada, disponibilizamos painéis que demonstram indicadores de saúde e alertas de gravidade da condição de ativos, além de laudos técnicos referentes a condição dos ativos monitorados.

O objetivo do painel de indicadores de saúde é sinalizar quais as áreas mais comprometidas da planta. Assim, a gestão das equipes de manutenção pode tomar decisões rápidas e assertivas.

Tudo isso pensado para otimizar as estratégias de manutenção no dia a dia da indústria. Afinal, nosso grande propósito gira em torno da segurança para pessoas e da confiabilidade e previsibilidade para ativos.

Nossa maior preocupação é oferecer um sistema robusto e de qualidade que seja referência em manutenção preditiva, garantindo uma operação mais assertiva na sua indústria.

Ficou interessado? Descubra mais sobre a Solução DynaPredict baixando a brochura. Se preferir, entre em contato.


Canais de Comunicação

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.