logo

7 Benefícios da inspeção sensitiva com o DynaSens

28 de julho de 2022
7 Benefícios da inspeção sensitiva com o DynaSens

A inspeção sensitiva nas indústrias é uma premissa fundamental utilizada para analisar atentamente um ativo através dos sentidos humanos, de acordo com um roteiro baseado na gestão da manutenção de cada planta.

Nesse sentido, levando em consideração que defeitos podem se apresentar de diversas formas e por vários motivos, é necessário ter um bom plano de inspeção que guie o inspetor nessa atividade.

Para atender esta necessidade, o DynaSens, a solução de inspeção sensitiva da Dynamox, é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o dia a dia do inspetor no direcionamento de itens a serem verificados em sua rotina, assim como apoiar a vida do gestor, responsável pela estrutura e monitoramento da “saúde” dos equipamentos.

O intuito do sistema é de otimizar a identificação de anomalias, através do planejamento, definição e gestão das checklists e rotas de inspeção.

Confira abaixo as principais vantagens do sistema de inspeção sensitiva da Dynamox e como ele pode te ajudar na gestão da manutenção de ativos.

Benefícios do DynaSens

1Modelos de checklists personalizáveis

As checklists são sequências de perguntas, criadas dentro da Plataforma Web e focadas em extrair informações dos equipamentos e seu entorno, que guiam o inspetor na verificação de potenciais anomalias nos equipamentos existentes nas rotas da inspeção.

A funcionalidade conta com vários modelos de checklists que podem ser usadas em situações e necessidades diferentes, onde as perguntas são configuradas e/ou customizadas de acordo com as características de cada ativo. Entre os tipos estão:

Checklist padrão: os modelos vêm abertos para customização e são completamente personalizáveis de acordo com as necessidades de cada ativo inspecionado;

Checklist de rolos: esse é um modelo criado para a inspeção de roletes de correia transportadora, buscando as especificidades coerentes a inspeção desse tipo de ativo.

Checklist de medição manual: nesse modelo são registrados valores de grandezas físicas como pressão, temperatura, espessura, viscosidade e etc. Medidos com o apoio de instrumentos metrológicos;

Checklist de espessura de correia: essa checklist é semelhante à de medição manual de espessura.

Porém, propicia o usuário a registrar valores de várias amostras em uma mesma medição, ideal ao processo de medição do “tapete” de uma correia transportadora.

2- Rotas de inspeção gerenciáveis

A ferramenta permite o controle de periodicidade, data de início, ações a serem realizadas pelo inspetor e usuários responsáveis, além da definição das rotas que indicam o caminho que o técnico irá seguir, enquanto responde as checklists durante a inspeção dos ativos.

Nessa etapa é definido o sequenciamento das tarefas com intuito de assegurar uma cobertura mais confiável e assertiva da inspeção.

3- Formulários Eletrônicos

Aqui, é onde a magia acontece! Essa etapa é realizada no aplicativo, onde o inspetor recebe as demandas de inspeção planejadas na criação das rotas e, através das repostas das checklists, ele coleta informações das máquinas e registra aquilo que seus sentidos observaram.

De forma prática e ágil, a ferramenta auxilia o processo de inspeção por meios tecnológicos.

No App, enquanto o inspetor responde as checklists é possível determinar a criticidade/severidade das anomalias reportadas, as quais tornam-se alertas posteriormente, e ainda conta com recursos de anexos como fotos, áudios e observações que facilitam o entendimento das anomalias descritas nos relatórios.

As funcionalidades substituem a necessidade de o inspetor usar papéis e pranchetas, tornando o processo mais moderno e prático, através da centralização das informações coletadas através dos formulários eletrônicos.

4 – Indicadores de anomalias centralizados

Após execução das rotas de inspeção, os dados levantados são centralizados na nuvem e disponibilizados através de dashboards da plataforma DynaPredict.

Na web é possível obter uma perspectiva geral da saúde da planta organizado por localização de anomalias, assim como por ocorrência e alertas apontados.

Nos painéis pode-se consultar as anomalias reportadas em campo, por meio de relatórios que apresentam um panorama da situação de cada rota e as condições dos equipamentos, permitindo uma visão geral da planta ou detalhada em ativos específicos.

5 – Tecnologia a favor da manutenção centrada no ativo

O DynaSens é uma ferramenta específica para o processo de inspeção sensitiva e complementar a Solução DynaPredict, que permite a junção de técnicas sensoriais e instrumentadas, e ainda pode ser atrelada a sistemas da indústria 4.0.

Combinando a precisão dos DynaLoggers (sensoriamento de vibração e temperatura) aos sentidos humanos de um inspetor capacitado tem-se o contexto da inspeção integrada que busca melhorar o desempenho do serviço de monitoramento dos ativos.

Neste ambiente, as informações juntas proporcionam uma ampla cobertura do ativo, buscando confiabilidade e assertividade na identificação de possíveis falhas.

6 – Histórico organizado

O uso da ferramenta DynaSens vai além do registro de informações, trata-se da organização e padronização de maneira eficiente das inspeções, apoiando o planejador de paradas e corretivas a ter informações suficientes para a tomada de decisão.

Todas as informações coletadas de ativos ficam salvas na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento para consulta através da plataforma Web DynaPredict.

Dentro da plataforma, você tem acesso aos indicadores de saúde dos ativos inspecionados, bem como o status das inspeções (realizadas/não realizadas e pendentes), alertas de criticidade e evolução de parâmetros de funcionamento medidos em campo.

7 – Acompanhamento e análise da performance do inspetor

Entre as vantagens, também está o acompanhamento da análise de performance do inspetor, ou seja, o desempenho produtivo da equipe.

De acordo com as rotas definidas é possível avaliar se os itens previstos na rota pré-definida de inspeção foram respondidos, que tipo de checklist foi feito durante o trajeto.

Como você pôde ver, o DynaSens tem como objetivo otimizar os processos de inspeção sensitiva no seu setor, através da tecnologia industrial a favor da gestão da manutenção de ativos.

Confira mais detalhes da aplicação da ferramenta lendo o artigo “Como implantar a inspeção sensitiva na sua indústria” e saiba mais.

Além disso, o DynaSens é a ferramenta ideal para você que busca desenvolver uma inspeção integrada de manutenção, quando interligado a sistemas de dados relacionados a manutenção preditiva, como os sensores sem fio da Dynamox.


Somos excelência no que fazemos

  • isso-27001
  • gptw

Ficou com dúvida? Nós entramos em contato com você