Passo a passo para implantar o DynaSens

28 de junho de 2022
Passo a passo para implantar o DynaSens

Buscando otimizar o tempo do inspetor de campo e da gestão da manutenção, a Dynamox desenvolveu uma ferramenta para a realização da inspeção sensitiva que como você sabe utiliza os sentidos humanos para detecção de falhas. 

Neste artigo, abordaremos sobre como a ferramenta DynaSens, presente na Plataforma Web DynaPredict, aplica essas concepções e quais são os elementos principais que compõem a ferramenta que pode ser utilizada através do Aplicativo DynaPredict no celular ou tablet.  

PILARES DA INSPEÇÃO SENSITIVA DYNASENS 

A solução DynaSens é dividida em três pilares que serão comentados a seguir, são eles:  

  • Configuração e Gerenciamento (Plataforma Web) 
  • Execução (Aplicativo) 
  • Relatórios e Análises (Plataforma Web) 
Configuração e Gerenciamento (Plataforma Web) 

Essa primeira etapa é primordial para o sucesso da sua inspeção sensitiva. Nela é possível criar checklists personalizados que sejam compatíveis com seus ativos e a realidade do seu negócio.  

Na criação das checklists são definidas as perguntas que irão auxiliar o monitoramento de seus equipamentos e a forma como você irá respondê-las, podendo ser através de checkboxes, áudios e fotos. Caso haja necessidade, é possível ainda incluir nos checklists campos para anotação de grandezas mensuradas através de técnicas de inspeção instrumentada, como por exemplo, pressão e temperatura.  

Para cada equipamento monitorado é possível construir diversos checklists. Cada checklist é adequado para auxiliar na inspeção de seu respectivo componente, levando em consideração suas características de funcionamento. Após definidas as perguntas do checklist, é necessário associá-lo ao equipamento correspondente na árvore de ativos disponível na Plataforma Web DynaPredict. Combinando o conteúdo das checklists com as particularidades dos equipamentos. 

O próximo passo é a definição da sequência e periodicidade das execuções de suas rotas de inspeção.  É importante destacar que a sequência da inspeção de ativos pode ser personalizada de acordo com a realidade do chão de fábrica, garantindo uma inspeção mais eficiente, ajustada às necessidades da sua indústria.  

Execução (Aplicativo) 

Uma vez que as rotas foram configuradas partimos para a 2ª etapa de utilização, no aplicativo, onde o inspetor irá receber as demandas de inspeção (pré-configuradas na plataforma) e mapear as condições dos ativos. 

Ao responder os checklists, além das perguntas objetivas que são configuradas na etapa anterior, ainda é possível selecionar um nível de criticidade, facilitando a percepção da gravidade real em que se encontra o ativo.  

As rotas de inspeção têm ainda a possibilidade de serem realizadas de forma offline, conferindo maior liberdade para o inspetor durante a rota. Neste caso, as informações coletadas durante o roteiro podem ser sincronizadas posteriormente com a nuvem e serem acessadas através da Plataforma Web DynaPredict.  

Relatórios e Análises (Plataforma Web) 

Tendo as informações coletadas em campo, vamos para a 3ª etapa para interpretar as anomalias detectadas. Dentro da Plataforma Web DynaPredict é possível acessar os gráficos e relatórios gerados a partir dos dados coletados durante a rota.  

Além dos relatórios gerados durante as rotas, na Plataforma é possível acessar dashboards com indicadores da saúde de todas as áreas da sua empresa que foram inspecionadas, status das inspeções agendadas (realizada/não realizada), alertas de criticidade e a evolução de parâmetros das medidas das grandezas coletadas através da inspeção instrumentada.   

Através do Machine Viewer (tela que exibe as condições da Máquina), é possível concentrar tanto as informações coletadas pelos sensores, como as anomalias reportadas através da inspeção sensitiva e medidas coletadas na inspeção instrumentada.  

Comparar os dados coletados pelos DynaLoggers com as informações obtidas durante a rota de inspeção é a estratégia ideal para um monitoramento eficaz de seus equipamentos. A união entre a precisão tecnológica e a sensibilidade da percepção humana confere resultados ainda mais acurados em suas análises.  

Saiba mais sobre o DynaSens entrando em contato conosco. E para saber mais detalhes sobre a inspeção sensitiva, confira o artigo “Inspeção Sensitiva, Ao Infinito e Além”. 


Canais de Comunicação


DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.