logo

Blog

Passo a passo para implantar o DynaSens

28 de junho de 2022

Buscando otimizar o tempo do inspetor de campo e da gestão da manutenção, a Dynamox desenvolveu uma ferramenta para a realização da inspeção sensitiva, o Dynasens, que como você sabe utiliza os sentidos humanos para detecção de falhas. 

Neste artigo, abordaremos sobre como a ferramenta DynaSens, presente na Plataforma Web Dynamox, aplica essas concepções. Além disso, quais são os elementos principais que compõem a ferramenta disponível através do Aplicativo Dynamox no celular ou tablet.  

PILARES DA INSPEÇÃO SENSITIVA DYNASENS 

A solução DynaSens divide-se em três pilares:

  • Configuração e Gerenciamento (Plataforma Web) 
  • Execução (Aplicativo) 
  • Relatórios e Análises (Plataforma Web) 

Configuração e Gerenciamento (Plataforma Web) 

Essa primeira etapa é primordial para o sucesso da sua inspeção sensitiva. Nela, é possível criar checklists personalizados e compatíveis com seus ativos e a realidade do seu negócio.  

Na criação das checklists definem-se as perguntas que irão auxiliar o monitoramento de seus equipamentos. Além disso, direcionam a forma como você irá respondê-las, podendo ser através de checkboxes, áudios e fotos. Assim, caso haja necessidade, é possível ainda incluir nos checklists campos para anotação de grandezas mensuradas através de técnicas de inspeção instrumentada, como por exemplo, pressão e temperatura.  

Para cada equipamento monitorado é possível construir diversos checklists. Cada checklist é adequado para auxiliar na inspeção de seu respectivo componente, levando em consideração suas características de funcionamento. Após definidas as perguntas do checklist, é necessário associá-lo ao equipamento correspondente na árvore de ativos disponível na Plataforma Web. Combinando o conteúdo das checklists com as particularidades dos equipamentos. 

Modelo checklist DynaSens

O próximo passo é a definição da sequência e periodicidade das execuções de suas rotas de inspeção.  É importante destacar que a sequência da inspeção de ativos é personalizável de acordo com a realidade do chão de fábrica. Garantindo, assim, uma inspeção mais eficiente, ajustada às necessidades da sua indústria.  

Execução (Aplicativo) 

Uma vez feita a configuração das rotas, parte-se para a 2ª etapa de utilização. Isto é, no aplicativo, o inspetor irá receber as demandas de inspeção (pré-configuradas na plataforma) e mapear as condições dos ativos. 

Gerenciador de rotas DynaSens

Ao responder os checklists, além das perguntas objetivas configuradas na etapa anterior, ainda é possível selecionar um nível de criticidade. Funcionalidade que facilita a percepção da gravidade real em que se encontra o ativo.  

sensitivo

As rotas de inspeção têm ainda a possibilidade de serem realizadas de forma offline. Conferindo, assim, maior liberdade para o inspetor durante a rota. Neste caso, é possível sincronizar as informações da coleta posteriormente com a nuvem. Além disso, permitem o acesso através da Plataforma Web Dynamox.  

Anomalia em mancal

Relatórios e Análises (Plataforma Web) 

Tendo as informações coletadas em campo, vamos para a 3ª etapa para interpretar as anomalias detectadas. Dentro da Plataforma Web é possível acessar os gráficos e relatórios gerados a partir dos dados coletados durante a rota.  

Além dos relatórios gerados durante as rotas, na Plataforma é possível acessar outras informações. Como por exemplo os dashboards com indicadores da saúde de todas as áreas da sua empresa, status das inspeções agendadas (realizada/não realizada), alertas de criticidade e a evolução de parâmetros das medidas das grandezas.

Plataforma DynaSens

Através do Machine Viewer (tela que exibe as condições da Máquina), é possível concentrar tanto as informações coletadas pelos sensores, como as anomalias reportadas através da inspeção sensitiva e medidas coletadas na inspeção instrumentada.  

Comparar os dados coletados pelos DynaLoggers com as informações obtidas durante a rota de inspeção é a estratégia ideal para um monitoramento eficaz de seus equipamentos. A união entre a precisão tecnológica e a sensibilidade da percepção humana confere resultados ainda mais acurados em suas análises.  

Plataforma de análise de dados

Saiba mais sobre o DynaSens entrando em contato conosco. E para saber mais detalhes sobre a inspeção sensitiva, confira o artigo Inspeção Sensitiva

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858