Blog

Análise de vibração em máquinas industriais: principais ganhos 

20 de julho de 2023

A análise de vibração em máquinas industriais é uma técnica constantemente utilizada para monitorar e diagnosticar o comportamento dos ativos durante a operação e avaliar seu estado de funcionamento. 

Desse modo, essa análise se dá a partir da detecção e medição das variações de vibrações. Inclusive, indica-se para vários equipamentos como motores, bombas, roletes, turbinas, entre outros.  

Através da análise de vibração, é possível identificar falhas em estágios iniciais. Ou seja, ainda em fase de falha potencial e a ação imediata evitará uma falha funcional do ativo. Dessa forma, isso torna a ação para medidas corretivas mais rápida e menos impactante no dia a dia do chão de fábrica. Além de reduzir a chance de falhas graves e otimizar os intervalos de manutenção. 

Todas essas ações estão diretamente relacionadas a redução dos custos de manutenção, aumento da confiabilidade e vida útil dos ativos. Ou seja, impactam diretamente no faturamento da empresa e na segurança dos colaboradores.  

Ao utilizarmos Análise de vibração como técnica de Manutenção Preditiva, podemos de maneira assertiva aplicar a estratégia conhecida como CBM que é a Manutenção baseada em condição. Ou seja, a análise de vibração nos dará parâmetros para avaliar se precisamos fazer uma intervenção ou não do ativo baseado na condição apresentada. Esse fator está diretamente relacionado por exemplo, ao controle de custos operacionais para manutenção.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre a importância da análise de vibração e como ela impacta positivamente o dia a dia da gestão na manutenção preditiva, é hora de conhecer seus principais benefícios.  

Como realizar a análise de vibração em máquinas industriais? 

O primeiro passo para realizar a análise de vibração está em coletar os dados vibracionais dos ativos. Por isso, hoje, podemos utilizar a tecnologia a nosso favor. A coleta realizada com sensores triaxiais, por exemplo, é a maneira mais segura e confiável para a coleta assertiva. 

Colocados em pontos estratégicos das máquinas, os sensores realizam a coleta de dados tanto de forma manual como automática, conseguindo, através da vibração, identificar tendências.  

Após a coleta, esses dados são transformados em frequência, sendo possível identificá-los através da análise espectral. Essa análise atua na identificação de diferentes frequências presentes na vibração. Determinando, assim, se há picos ou parâmetros anormais, que seriam Indícios de falhas potenciais.

Com base nessas coletas e análises comparam-se estas com os critérios básicos de aceitação da máquina. Assim, possibilitando a realização de um diagnóstico completo sobre sua condição. 

Fluxo de funcionamento da solução DynaPredict

Principais benefícios 

Detecção precoce de falhas: 

A análise de vibração é uma técnica fundamental da manutenção preditiva. Pois, é através do monitoramento regular das vibrações de máquinas industriais, que é possível identificar padrões e tendências que indicam mudanças significativas como desgaste, desalinhamento e desbalanceamento, responsáveis pela ocorrência de falhas. É com base nessas informações do monitoramento que as equipes podem realizar manutenções de maneira planejada, evitando paradas e falhas inesperadas  

Mais confiabilidade dos equipamentos: 

Manter a confiabilidade dos equipamentos é um benefício importante para o setor de manutenção. Isso porque, consiste na premissa de que, em um período determinado de tempo e dentro de condições pré-estabelecidas o equipamento realizará a programação esperada, sem falhas. A confiabilidade dos equipamentos possui impacto direto também na saúde da planta, já que ela varia de acordo com as intercorrências que acontecem ou não, na manutenção. 

Mais eficiência na rotina:  

Um dos principais ganhos da análise de vibração, está na capacidade de proporcionar uma ação rápida para resolução de problemas. Isso gera oportunidade para a equipe de manutenção trabalhar de maneira proativa, evitando problemas maiores que possam comprometer na segurança ou nos custos da operação. Hoje existem ferramentas, como o DynaNeo, que conseguem agregar dados das rotas de inspeção e da análise preditiva para gerar dashboards que ajudam a ter uma visualização completa dos fluxos. Deixando claro quais são os pontos em que a equipe precisa agir e os impactos no processo como um todo. 

Redução de custos de manutenção

A gestão dos custos de manutenção industrial são fatores determinantes para manter o equilíbrio financeiro das empresas. Isso porque, quando este processo se torna pouco eficiente, criam-se gastos desnecessários capazes de prejudicar o orçamento e dificultar a criação de novos projetos. 

Neste contexto, a análise de vibração se torna aliada. Isso porque é através da detecção precoce de falhas que se pode realizar a manutenção de forma programada. Evitando, assim, reparos de emergência e permitindo que a substituição de peças ou máquinas ocorram apenas quando necessário permitindo o uso da estratégia de manutenção baseada em condição (CBM). 

Estima-se que o custo em manutenção possui impacto importante de faturamento na Indústria. Isto representa a economia de um valor relevante mediante ações preventivas.  

Quando usamos a técnica de Manutenção Preditiva online para análise de vibração temos um investimento que traz retornos factíveis e palpáveis para o processo de gestão da manutenção. Sobretudo, relacionado a gestão de custos de manutenção quando falamos de Opex por exemplo. Na Dynamox, levantamos que o payback ocorre em até 6 meses de uso. 

Descubra como Solução Dynamox evitou a perda de 30 mil toneladas de minério na Vale em apenas 3 meses. 

Após os benefícios citados acima, é possível dimensionar o impacto que o uso da análise de vibração oferece para a indústria. Sendo uma ferramenta valiosa, com informações relevantes sobre o estado de funcionamento das máquinas, permitindo a realização de manutenção preventiva ou corretiva de forma mais eficiente.  

Quer saber mais sobre análise de vibração? Continue sua leitura com Métricas de análise de vibração: Curtose e Skewness. 

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858