logo

Blog

Manutenção: 7 benefícios da Solução Dynamox

27 de fevereiro de 2023

Existem vários benefícios para a manutenção ao se contratar a solução Dynamox. Confira!

Quando falamos de segurança na manutenção estamos falando do impacto que as atividades da função podem causar na vida de um profissional da indústria.  

O contato direto com máquinas rotativas e veículos pesados, por exemplo, são situações que fazem parte do dia a dia de manutentores. Por isso, a situação pode causar acidentes graves se não houver um plano de contenção pré-estabelecido. 

Pensando nisso, preparamos para você uma lista com os 7 principais benefícios de segurança para o seu time de manutenção, usando técnicas preditivas como o acompanhamento online e remoto de máquinas da Solução Dynamox. Confira abaixo! 

Benefícios do sistema sem fio na manutenção 

1 – Redução de acidentes  

Começando com o pilar fundamental da atividade de manutenção: a segurança! O sistema sem fio diminui a exposição do homem aos riscos de acidentes na área da atividade de manutenção. Assim, permite obter dados e informações sem contato direto com a máquina ou ativo. 

2 – Coletas automatizadas 

Os sensores Dynamox – DynaLoggers realizam 1008 medidas/dia. Inclusive, a visualização dos dados pode ocorrer a qualquer momento pelo aplicativo. Possibilitando, assim, um número maior de coletas em tempo pré-estabelecido pelo usuário.

3 – Otimização da mão de obra 

O sensoriamento remoto e sem fio reduz a necessidade do técnico ir até o equipamento realizar a coleta de dados manual. E elimina, assim, o uso de planilhas, otimizando o serviço por meio de relatórios em telas na palma da mão como celular ou tablet. 

A substituição do processo manual otimiza os processos de coleta e relatórios da condição da máquina ou equipamento, proporcionando a previsibilidade de falhas.  

 4 – Disponibilidade do sistema de coleta  

Sistemas de monitoramento cabeado geralmente precisam de um coletor de dados separado e podem apresentar problemas devido à falta de lógica de horários sincronizados, interrompendo a coleta e precisando de maior investimento posteriormente. 

Nosso sistema armazena dados na memória do sensor e em nuvem, centralizando dados para análise e prognóstico remoto. 

5 – Maior confiabilidade 

A centralização de dados das máquinas é essencial para o apoio na análise e tomada de decisão, otimizando o plano de manutenção e consequentemente a confiabilidade de ativos industriais. 

6 – Instalação 

A instalação dos sensores sem fio é fácil, rápida e de baixo custo, já que não há a necessidade de uma infraestrutura técnica para realizar as medições (como o uso de eletrodutos, cabos, etc.). 

Outro benefício relacionado à instalação é a adaptação a locais extremos sem acesso seguro, de contaminação e sujidade. Seu tamanho facilita a instalação em lugares de poucas/mínimas possibilidades e elimina supressas desagradáveis causadas por intempéries, processos do sistema de lavagem ou que envolvam abundância de água. 

7 – Otimização de recursos  

Por fim, entre os benefícios estão a redução de ações de manutenção não planejadas, aumento seguro do maquinário alinhado a NR12 e a troca eficiente de peças de reposição, prolongando assim a vida útil. 

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo blog e veja 10 razões para investir no monitoramento de ativos e ter uma gestão de excelência.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858