Impactos da NR12 na Manutenção Industrial

7 de junho de 2022
Impactos da NR12 na Manutenção Industrial

A NR12, norma regulamentadora que versa sobre segurança no trabalho em máquinas estabelece medidas que contribuem para uma operação mais segura e eficaz de equipamentos industriais.   

As atividades exercidas no setor de manutenção são altamente periculosas, por esta razão, a seção 12.11 da normativa é dedicada exclusivamente aos tópicos relacionados a manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza de ativos.  

Dentre os objetivos da norma está a proteção coletiva, proteção individual e administração e organização do trabalho garantindo maior segurança ao trabalhador, condições melhores de atuação em máquinas e equipamentos e ambientes mais seguros.

Confira a seguir alguns itens da norma que impactam diretamente na melhoria da gestão da manutenção e na segurança dos trabalhadores da indústria.   

Periodicidade de manutenção

No primeiro item desta seção, a norma enfatiza a necessidade de se manter a periodicidade da realização das manutenções seguindo as normas técnicas aplicáveis.  

O segundo item fornece mais detalhes sobre a periodicidade de manutenções que envolvam itens que influenciam na segurança. Segundo o texto:  

12.11.2.2  

“As manutenções de itens que influenciem na segurança devem:  

a) no caso de preventivas, possuir cronograma de execução;  

b) no caso de preditivas, possuir descrição das técnicas de análise e meios de supervisão centralizados ou de amostragem”.  

Substituição de máquinas

No quinto artigo, a norma apresenta detalhes sobre o caso de substituição das máquinas operantes que apresentam falhas potencialmente perigosas.   

12.11.5  

“Nas manutenções das máquinas e equipamentos, sempre que detectado qualquer defeito em peça ou componente que comprometa a segurança, deve ser providenciada sua reparação ou substituição imediata por outra peça ou componente original ou equivalente, de modo a garantir as mesmas características e condições seguras de uso.” 

Segurança

Definir a delimitação das zonas de segurança dentro da planta industrial é uma das práticas estabelecidas pela a NR12, onde deve ser observada a distância mínima de segurança entre o equipamento e o operador.

Esta distância deve seguir as recomendações indicadas nos anexos da norma e as recomendações do fabricante.

Sinalização

Quanto a sinalização, as máquinas e equipamentos devem estar devidamente sinalizados com a finalidade de advertir os trabalhadores sobre os riscos referentes à natureza e a utilização destas máquinas e equipamentos. 

A sinalização pode ser feita de forma visual ou sonora, desde que comunique de maneira eficaz o perigo ao qual os trabalhadores estão expostos, para que assim, a segurança e a integridade física deles seja mantida.  

Registros

Além de executadas, as manutenções devem ser todas registradas e devem ficar disponíveis à consulta, conforme cita o artigo:

12.11.2.1 

“O registro das manutenções deve ficar disponível aos trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e reparos, bem como à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, ao Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e à Auditoria Fiscal do Trabalho“. 

Medidas e Procedimentos

Os objetivos da norma são claros e estão descritos abaixo:

Medidas de proteção coletiva: Implantação de proteções físicas fixas quando em áreas de risco.

Medidas de proteção individual: Utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a jornada de trabalho.

Medidas administrativas: Uso de sistemas de segurança e medidas de proteção eficazes, com os quais os funcionários devem estar alinhados e treinados.

O treinamento deve ser periódico e devidamente documentado. Envolvem, também, adoção de uma política de manutenção preventiva dos equipamentos por parte da empresa.

Alguns procedimentos básicos são exigidos na norma, como: Inventário de máquinas, Análise de risco, Diagnóstico e Manual da operação a manutenção das máquinas em português.

Investir em medidas que garantam que sua indústria esteja em conformidade com a NR12, evitando acidentes graves e paradas não programadas que possam gerar prejuízos para toda a linha de produção está de acordo com essas normas técnicas e vai de encontro com o propósito da Dynamox, “Segurança para pessoas. Confiabilidade e previsibilidade para ativos”.

Veja como a Solução DynaPredict pode contribuir com a implementação da NR12 e na melhoria do seu plano de manutenção industrial.

Aproveite e leia a norma na íntegra.


Canais de Comunicação


DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.