logo

Blog

Sensor auxilia redução de incêndios em colhedoras de cana

27 de março de 2023

O período de seca e queimadas no Centro-Sul brasileiro afeta significativamente a produção de lavouras de cana-de-açúcar da região, além de trazer consigo problemas colaterais como riscos à saúde de operadores e danos ao meio ambiente.  Os meses de julho a setembro são os mais críticos na região, o calor e os fortes ventos contribuem para a propagação do fogo trazem prejuízos para o campo.

Para controlar riscos e minimizar impactos ambientais, a BP Bunge Bioenergia, uma das maiores processadoras de cana-de-açúcar do Brasil, adota estratégias inteligentes que contribuem para a redução de queimadas em operações com colhedoras de cana. A companhia investiu na criação de um sistema de prevenção, focando seus esforços no controle rígido do aumento de temperatura em seus equipamentos e na prevenção de danos causados pelo fogo.

Após bons resultados com suas estratégias iniciais, a companhia foi além e apostou na Solução Dynamox para aprimorar ainda mais o seu plano de monitoramento. Em um primeiro momento, como registramos anteriormente, a BP Bunge realizou um teste piloto com a tecnologia da Dynamox em uma das colhedoras de sua frota atual.

O projeto-piloto ocorreu durante a temporada de queimadas. Com resultados muito satisfatórios, a empresa optou por ampliar o monitoramento para mais 5 colhedoras. Os resultados dessa expansão serão apresentados a seguir. 

Criticidade das operações com colhedoras e a incidência de incêndios  

Dentro do processo de colheita em lavouras de cana, um conjunto de ativos variados é necessário para realizar as atividades. Dentre eles, colhedoras, caminhões canavieiros e alguns outros veículos são cruciais.

Segundo dado levantado pela BP Bunge, cerca de 80% das falhas em equipamentos utilizados na colheita de cana ocorrem em colhedoras. O aumento da temperatura nos roletes da máquina foi apontado como principal causador de falhas, com 60% de incidência. 

manutenção preditiva colhedoras de cana
manutenção preditiva colhedoras de cana

A partir desses dados, a companhia estabeleceu como meta interna a extinção de falhas causadas por sobreaquecimento em roletes de colhedoras até o final de 2023. Assim, reduzindo o número total de falhas em veículos drasticamente.

Resultados com a expansão do monitoramento de colhedoras

Avançando com uso dos DynaLoggers no monitoramento remoto, mais 5 colhedoras passaram a ser monitoradas pela BP Bunge. Durante este período, 4 alertas nível A2 (alerta mais crítico) foram emitidos pela Plataforma DynaPredict, informando a equipe de manutenção das condições dos ativos. Com isso, foi possível reduzir os riscos de incêndio no maquinário.  

Essa medida sinaliza o operador da necessidade de avaliar a situação do equipamento no momento certo. Antes do uso dos DynaLoggers, o operador da colhedora de cana fazia, em média, 3 medições manuais de temperatura por dia nos roletes da máquina e necessitava cerca de 10 minutos para cada coleta.

Hoje a realidade na lavoura é outra. O uso do sensor confere maior liberdade no monitoramento no campo. Dessa forma, através da tecnologia é possível otimizar tempo, recurso e produtividade.

Como comentado anteriormente, o objetivo da companhia é reduzir 100% dos casos de sobreaquecimento e princípio de incêndio em colhedoras até dezembro de 2023. Para isso, a equipe de manutenção pretende expandir o projeto para todas as suas 11 unidades agroindustriais.

Impactos positivos da Solução DynaPredict no monitoramento em lavouras 

Quando se fala em tecnologia é comum relacionarmos os benefícios de um produto diretamente com suas especificações técnicas. Seguindo essa lógica, os ganhos ao se investir em um produto são limitados e previsíveis. Por essa razão, a Dynamox se preocupa em oferecer muito mais que apenas um produto, a Dynamox oferece uma solução.     

Muito além dos ganhos óbvios como a otimização dos processos de manutenção, a parceria entre BP Bunge e Dynamox também impactou significativamente na vida de colaboradores e da comunidade vizinha.

A manutenção preditiva apoiada no uso dos DynaLoggers trouxe mais segurança para o operador da colhedora que fica protegido de riscos a sua saúde. Em contrapartida, a comunidade local e o ambiente também saem ganhando com a redução das emissões de CO2 e a preservação da fauna local.

Inovar é transpor barreiras e alcançar lugares improváveis. Que tal se juntar ao time de pessoas que inovam e trazer tecnologia para seu plano de manutenção preditiva? Entre em contato!

Quer saber mais sobre a aplicação de sensores sem fio na prevenção de incêndios em roletes de equipamentos? Leia também esse artigo sobre as principais causas de incêndios em transportador de correia.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858