logo

Blog

Como gerenciar rotas de inspeção sensitiva com o DynaSens

19 de julho de 2021

Gerenciar rota de Inspeção sensitiva pode ser um desafio. Mas, com as ferramentas adequadas é possível facilitar e tornar a gestão mais prática.

A inspeção sensitiva é uma técnica em que o analista utiliza os sentidos (visão, audição, olfato e tato) para avaliar a situação do equipamento.

A prática é muito comum na gestão de manutenção. Geralmente, associada em conjunto com tecnologias que facilitam a identificação ou indícios de falhas nos equipamentos industriais.

O DynaSens é um serviço de gestão online de rotas de inspeção sensitiva. Assim, o objetivo é a identificação de falhas em ativos por meio do planejamento, gerenciamento e análise dos dados de rotas e checklists, criados e configurados via Plataforma Dynamox Web.

Nele, é possível consultar e visualizar os dados de relatórios gerados em campo por meio de dashboards, que apresentam um panorama geral da situação de cada rota e da “saúde” dos equipamentos.

Gerenciar rota de Inspeção: plataforma Dynamox

Dashboard Sensitivo

As rotas indicam o caminho que o inspetor deve percorrer no chão fabril para coleta da informação de ativos.

Um plano de rotas é essencial para o controle das tarefas de inspeção sensitiva. Assim, é possível manter o sistema produtivo operacional.

Com a solução Dynamox, o gestor pode realizar o gerenciamento de rotas. Além disso, pode personalizar informações como: periodicidade, tolerância de execução, data de início, ativos, ações necessárias e usuários responsáveis.

Gerenciador de Rotas

Já as checklists são uma sequência de perguntas, criadas na Plataforma Web, que guiam o inspetor para verificar anomalias nos equipamentos existentes na rota.

Na Plataforma, o usuário pode criar modelos de checklists de acordo com seu ambiente fabril e aplicar quantas vezes for necessário aos equipamentos compatíveis.

No App, o usuário do DynaSens consegue responder ou justificar as checklists, incorporar a rotina de inspeção sensitiva em uso, identificar a situação das rotas, seu estágio e conclusão nos prazos estabelecidos.

Ainda pelo aplicativo, o usuário tem como determinar a criticidade dos problemas reportados, os quais tornam-se alertas na plataforma e além disso, anexar áudios e fotos que facilitam o entendimento das anomalias descritas nos relatórios.

Modelos de Checklist

Todas essas funcionalidades substituem a necessidade do inspetor de usar papéis e pranchetas, tornando o processo mais prático e ágil.

O DynaSens ainda possibilita orientar as rotas por meio de uma árvore de ativos na Plataforma Web, que organiza, de maneira hierárquica, pontos e níveis de permissão para cada usuário.

Nela, é possível associar cada checklist com seu respectivo ativo e verificar remotamente os componentes de ativos monitorados em outras plantas da organização.

O uso das checklists vai além de um registro de informações. O principal objetivo é padronizar, de maneira eficiente, as inspeções, para realizar o planejamento de manutenção e diminuir os impactos da falha.

Árvore de ativos

Inspeção integrada para melhor desempenho do serviço

A inspeção sensitiva será mais eficiente se combinada com outras técnicas de manutenção preditiva, utilizando sensores de vibração e temperatura.

A Solução Dynamox, integrada ao serviço DynaSens, combina a precisão dos DynaLoggers aos sentidos humanos de um analista capacitado, e otimiza o processo de manutenção e gestão de ativos.

Assim, é possível programar a coleta de dados dos sensores dentro da mesma rota. Além disso, através da plataforma Dynamox Web há possibilidade de análise de resultados de manutenção preditiva e inspeção sensitiva em uma só tela.

O conceito de manutenção integrada serve para quem quer estruturar seu processo de inspeção sensitiva e, também, para quem quer complementar e cruzar informações de manutenção preditiva sistêmica (coleta de sensor fixo, contínuo ou periódico).

As duas inspeções se complementam diretamente e permitem análises mais pertinentes. 

Baixe a brochura e saiba mais informações sobre a Solução Dynamox e nossos sensores.

Solicite orçamento.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858