Como gerenciar rotas de inspeção sensitiva com o DynaSens

Inspeção sensitiva é uma técnica em que o analista utiliza os sentidos (visão, audição, olfato e tato) para avaliar a situação do equipamento.
Essa prática é muito utilizada na gestão de manutenção, em conjunto com tecnologias que facilitam a identificação ou indícios de falhas nos equipamentos industriais.
O DynaSens é um serviço de gestão online de rotas de inspeção sensitiva, que tem como objetivo a identificação de falhas em ativos por meio do planejamento, gerenciamento e análise dos dados de rotas e checklists, criados e configurados via Plataforma DynaPredict Web.
Nele, é possível consultar e visualizar os dados de relatórios gerados em campo por meio de dashboards, que apresentam um panorama geral da situação de cada rota e da “saúde” dos equipamentos.
Indicadores de anomalias são reportados e organizados por: setor da empresa, quantidade de ocorrências e porcentagens de alerta, onde A1 representa alerta moderado e A2 alerta grave.

As rotas indicam o caminho que o inspetor deve percorrer no chão fabril para coleta da informação de ativos.
Um plano de rotas é essencial para o controle das tarefas de inspeção sensitiva que precisam ser realizadas, mantendo, assim, o sistema produtivo operacional.
No DynaSens, o gestor pode realizar o gerenciamento de rotas, personalizando informações como: periodicidade, tolerância de execução, data de início, ativos que as compõem, ações a serem realizadas pelo inspetor e usuários responsáveis.

Já as checklists são uma sequência de perguntas, criadas na Plataforma Web, que guiam o inspetor para verificar anomalias nos equipamentos existentes na rota.
Na Plataforma, o usuário pode criar modelos de checklists de acordo com seu ambiente fabril e aplicar quantas vezes for necessário aos equipamentos compatíveis.
No App, o usuário do DynaSens consegue responder ou justificar as checklists, incorporar a rotina de inspeção sensitiva em uso, identificar a situação das rotas, seu estágio e conclusão nos prazos estabelecidos.
Ainda pelo aplicativo, o usuário tem como determinar a criticidade dos problemas reportados, os quais tornam-se alertas na plataforma e além disso, anexar áudios e fotos que facilitam o entendimento das anomalias descritas nos relatórios.

Todas essas funcionalidades substituem a necessidade do inspetor de usar papéis e pranchetas, tornando o processo mais prático e ágil.
O DynaSens ainda possibilita orientar as rotas por meio de uma árvore de ativos na Plataforma Web, que organiza, de maneira hierárquica, pontos e níveis de permissão para cada usuário.
Nela, é possível associar cada checklist com seu respectivo ativo e verificar remotamente os componentes de ativos monitorados em outras plantas da organização.
O uso das checklists vai além de um registro de informações. O principal objetivo é padronizar, de maneira eficiente, as inspeções, para que o planejamento de manutenção seja acionado e os impactos da falha sejam menores.

Inspeção integrada para melhor desempenho do serviço
A inspeção sensitiva será mais eficiente se combinada com outras técnicas de manutenção preditiva, utilizando sensores de vibração e temperatura.
A Solução DynaPredict, integrada ao serviço DynaSens, combina a precisão dos DynaLoggers aos sentidos humanos de um analista capacitado, e otimiza o processo de manutenção e gestão de ativos.
A coleta dos sensores podem ser programadas para serem feitas dentro da mesma rota e através da plataforma DynaPredict Web há possibilidade de análise de resultados de manutenção preditiva e inspeção sensitiva em uma só tela.
O conceito de manutenção integrada serve para quem quer estruturar seu processo de inspeção sensitiva e, também, para quem quer complementar e cruzar informações de manutenção preditiva sistêmica (coleta de sensor fixo, contínuo ou periódico).
As duas inspeções se complementam diretamente e permitem análises mais pertinentes.
Baixe a brochura e saiba mais informações sobre a Solução DynaPredict e nossos sensores.