Passo a passo para plano de manutenção na mineração

1 de fevereiro de 2022
Passo a passo para plano de manutenção na mineração

A mineração é uma das atividades econômicas mais antigas da civilização e imprescindível para a vida moderna.

Em 2020, a mineração brasileira atingiu a casa dos R$ 209 bilhões em faturamento, o que representa 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB).

Além disso, a mineração tem papel decisivo para o balanço positivo da balança comercial nacional e arrecada valores altos em impostos, tendo registrado R$ 72,3 bilhões em 2020.

Por esses motivos, a mineração é considerada um setor estratégico, e cada ação em uma mina deve ser bem pensada e executada para evitar prejuízos nas atividades econômicas ou impactos ambientais.

Confira um passo a passo para um plano efetivo de manutenção na mineração como atividade econômica que mais lucra no Brasil atualmente.

Neste texto, mostraremos um passo a passo para a implementação de plano efetivo de manutenção, reforçando que esta área é responsável pela maior parte do custos operacionais da atividade. Acompanhe!

Passo a passo:

1) Faça um levantamento completo dos ativos da mina

Antes de efetivamente planejar e implementar uma estratégia de manutenção preditiva em uma mina, é necessário realizar uma varredura completa para verificar as condições dos maquinários disponíveis.

Todo o processo e os resultados devem estar bem documentados e acessíveis para consulta dos gestores.

Este é um passo fundamental para um bom plano de manutenção industrial focado em mineradoras, uma vez que os custos com reparos e equipes de manutenção representam, em média, 30 a 50% do orçamento operacional deste segmento.

Portanto, cada intervenção deve ser planejada e produzir resultados.

A principal vantagem de realizar essa etapa é que a equipe de manutenção poderá priorizar quais máquinas precisam ou precisarão de intervenção, sendo que a performance também é um critério para considerar.

Na operação de uma mina, em geral, as máquinas que trabalham com grandes rochas ou material pesado são as que precisam de maior atenção e cuidado.

2) Tenha estoques na medida certa

Estoque representa um custo.

A aquisição de equipamentos, sua logística, armazenamento e instalação representam custos altíssimos para uma mineradora.

Ao investir-se em um plano efetivo de manutenção preditiva, evita-se a compra prematura de equipamentos novos sem necessidade, além de reduzir a ocorrência de um dos fatores mais onerosos: o custo de parada e ainda a redução de altos estoques de reposição.

3) Defina o plano de manutenção

Com a categorização das máquinas de acordo com seu nível de importância para a operação e propensão a falhas, a gestão e intervenções das equipes de manutenção elevará sua eficiência significativamente.

Apesar da manutenção preditiva ser a que traz maiores benefícios, e ser o foco deste artigo, a definição de um plano afetará positivamente a produtividade das equipes de manutenção corretiva e preventiva.

O equilíbrio dos três tipos de manutenção, somada a uma sincronia entre as equipes, é o melhor caminho para um plano eficaz de manutenção.

Defina as ações e procedimentos que serão realizadas em todas as etapas do trabalho de manutenção: requisição, designação, intervenção, monitoramento e avaliação.

Além disso, é necessário também definir os KPI’s para avaliação dos procedimentos e rotas.

4) Foque na segurança dos trabalhadores

A mineração é uma das atividades econômicas consideradas como mais perigosas pelo Ministério do Trabalho, com grau (4) máximo de classificação.

Para garantir a segurança daqueles que trabalham na mineração, o ambiente de trabalho deve estar de acordo com as normas (NR-13), as equipes de manutenção devidamente treinadas, equipamentos em boas condições e maquinário na intensidade correta.

Outro ponto importante, é escolher com atenção os fornecedores. Equipamentos pirateados ou de má qualidade podem ser causa de acidentes graves e do interrompimento da operação.

5) Monitore e use dados de maneira eficiente

Instalar tecnologias de monitoramento, como a solução DynaPredict para vibração em temperatura, têm potencial para elevar a disponibilidade e confiabilidade do maquinário de mineração e reduzir a necessidade de intervenções pós-falha.

No entanto, coletar e processar dados não possui muita utilidade se não forem devidamente utilizados, isto é, analisados e tiradas conclusões e recomendações de ação a partir delas.

Além disso, a tecnologia de sensores, gateways e a plataforma de análise e processamento de dados, facilita o trabalho e gestão da equipe de manutenção, e por consequência, o acompanhamento dos índices de performance definidos no início do processo.

6) Avaliação final pelo encarregado

O passo final para um plano de manutenção eficiente na mineração, é a avaliação do gestor do trabalho da equipe.

Cabe ao encarregado pela manutenção em toda mina verificar se todos os padrões e procedimentos foram cumpridos.

Agora que você conhece os fundamentos de um plano de manutenção, invista em uma solução tecnológica que auxilie sua empresa a obter todos os benefícios da preditiva.

A Dynamox possui tecnologia aplicável para diversos setores da indústria e acessível para todos os tamanhos de negócios.

Aproveite e baixe o ebook sobre técnicas preditivas do monitoramento contínuo da vibração para saber mais.


Canais de Comunicação


DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.