logo

Blog

O que é a gestão de desempenho de ativos?

19 de maio de 2023

A gestão de desempenho de ativos, ou asset performance management em inglês, trata-se do processo capaz de monitorar o desempenho físico dos ativos. Baseado, assim, em parâmetros e dados que levam à tomada de decisões assertivas.

Em outras palavras, estamos falando do acompanhamento do comportamento e performance do ativo. Informações que vão nos dizer se ele está performando bem ou não, e possibilitar ações embasadas para otimizar o desempenho.

A gestão de desempenho de ativos através de dados operacionais, baseados no comportamento em tempo real e histórico, nos ajuda a analisar e identificar oportunidades para melhorar o desempenho dos ativos.

Esse processo normalmente emprega um encadeamento digital durante todo o ciclo de vida do ativo. Ou seja, o processo inicia quando um ativo está ainda no estágio de projeto e continua durante toda a sua operação. A qual, portanto, idealmente deve ser monitorada visando confiabilidade, disponibilidade e segurança.

O APM moderno combina práticas tradicionais de gerenciamento de ativos com novas tecnologias digitais. Aliada, por exemplo, à Inteligência Artificial (IA), simulação avançada e também com o machine learning.

Essa implementação facilita a aplicação da estratégia de Manutenção Baseada em Condição e Preditiva. Agir de maneira antecipada, evitando paradas desnecessárias, impacta diretamente na performance do ativo.

Principais vantagens obtidas com a implementação:

  1. Aumento da Confiabilidade e consequentemente disponibilidade do ativo.
  2. Redução de perda de produção devido parada inesperada do ativo ocasionada por uma falha funcional.
  3. Redução dos custos de manutenção.
  4. Tomada de decisão mais assertiva para o Gestor de Manutenção.
  5. Melhora nos indicadores de MTBF, Backlog, OEE, disponibilidade dentre outros.
  6. Propicia uma sequência de melhoria contínua da gestão de ativos, pois, permite ações nas estratégias e ações de manutenção e o acompanhamento de seus impactos diretamente na performance dos ativos.

Aumento de performance baseada em dados

A tomada de decisão é simplificada quando você tem os dados de APM corretos disponíveis. A Dynamox está inserida nesse contexto, com sensores e ferramentas de análise que fornecem informações diversas sobre a condição e performance de cada ativo. Além disso, as soluções integráveis fornecidas pela empresa permitem que o cliente reúna em uma visão centralizada os dados gerados (sejam eles brutos ou processados), contribuindo para um APM conectado e integrado dos diversos sistemas já implantados.

Confira algumas das funcionalidades e soluções fornecidas pela Dynamox no contexto da Gestão de Desempenho de Ativos:

  • Sensores sem fio com monitoramento de parâmetros de vibração até 13kHz e temperatura com coleta automatizada de dados e Plataforma Web para análise e tomada de decisão;
  • Módulo de detecção automatizada –DynaDetect, baseado em algoritmos e modo de falha dos ativos monitorados;
  • Dashboards inteligentes com dados processados e entrega de diagnóstico ao cliente final;
  • Módulo de inspeção sensitiva para registro de inspeções de campo;
  • Integração com Softwares terceiros.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo blog e veja 10 razões para investir no monitoramento de ativos e ter uma gestão de excelência.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858