logo

Blog

Inspeção hidráulica monitorada por sensor de temperatura

7 de outubro de 2022

O projeto de monitoramento remoto de ativos nas rotas de saída do Pátio Sul de minério, da Vale, em São Luís, mudou o dia a dia da equipe técnica responsável pela inspeção hidráulica e controle de ativos da unidade através da implementação da tecnologia de sensores sem fio para acompanhamento de máquinas em um novo centro de controle.  

Contextualizando, o Pátio Norte e Pátio Sul são as rotas de saída mais importantes do Porto Norte. Por sua vez, o Pátio Sul conta com duas rotas de saída de minério, que são críticas e precisam estar em pleno funcionamento para garantir a produção de 50% do porto.

Para evitar uma parada não programada dos equipamentos foi necessária a substituição da central de lubrificação por um sistema de bombas que fizesse a chamada “lubrificação inteligente”, que acontece online, à distância e de forma automatizada.

Esse sistema proporciona as ações de correção nos intervalos corretos, minimizando atritos e otimizando a vida útil dos rolamentos e máquinas. 

Acompanhe abaixo todo o processo de melhoria e implementação: 

Instalação dos sensores e projeto Overview 

Para a implementação, foram instalados nas rotas de saída do Pátio Sul mais de 200 DynaLoggers e 7 gateways acompanhando a coleta de dados.

Desse modo, foram 232 em mancais, 28 em hidro variadores, 28 em redutores, 14 em bombas de circulação e 20 em motores elétricos dos navios.

O objetivo do investimento era resolver problemas de monitoramento dos locais de acesso bloqueado ou de projeção de material.

Os mesmos, costumam apresentar risco de acidentes para as equipes responsáveis pelas inspeções e geram falhas nos processos de manutenção.

Em suma, garantir a confiabilidade das máquinas a partir das coletas remotas e online, realizadas por um sistema inteligente, está atrelado aos pilares da segurança e tecnologia. 

A evolução da inspeção hidráulica se deu a partir do centro de controle de ativos, onde o inspetor têm acesso às informações das máquinas monitoradas.

Lubrificação Overview 

O LubeControl Touch é um sistema inovador de lubrificação, com duas bombas e um reservatório dedicado ao controle remoto à distância e por overview.

Logo, o centro de controle de ativos pátio sul, reúne acessos e informações necessárias para a gestão de desempenho por meio de alertas e pessoas. 

Principais diferenças após implantação do monitoramento remoto 

“As contribuições da implementação do monitoramento foram enormes, demostrando o interesse da companhia Vale em estar alinhada com os conceitos mais atuais da Industria 4.0, visando crescimento e evolução”, aponta Athos Henrique, Técnico em Eletroeletrônica da Vale e responsável pelo projeto. 

Outros benefícios destacados são a melhora nos pontos de coleta antes realizados manualmente, agora feitos de forma automatizada, com zero exposição à riscos de acidentes.

E ainda, a criação de um cronograma de instalação, que facilitou a execução de medidas preventivas de falha em ativos. 

Segundo Athos, “os pontos surpreendentes são a simplicidade da instalação, configuração, a viabilidade do custo e os resultados a curto, médio e longo prazo” destaca.

Sobre a equipe, o projeto teve o apoio do corresponsável, Geovanne Silva, Técnico de Mecânica, acompanhando os processos junto com a equipe hidráulica do pátio.

Essa interação permitiu o desenvolvimento do pessoal frente a tecnologia de monitoramento remoto, como a evolução em conjunto, por meio da autonomia de informações.  

Ao todo, a execução do projeto começou em novembro de 2020 e apresentou os primeiros resultados em julho/agosto de 2021, após instalação e parametrização dos sensores, disparando os primeiros alarmes de criticidade dos equipamentos para análise e tomada de decisão.  

Os resultados são uma coleta de dados segura para os inspetores, ações de manutenção programadas antes da falha e a redução significativa de custos.

Nesse sentido, reforçam o propósito da Dynamox em garantir a segurança para pessoas, assim como a confiabilidade e previsibilidade para ativos. 

Confira mais detalhes no vídeo abaixo!

Fonte: LinkedIn

Por fim, leia sobre o gerenciamento de rotas online e conheça o DynaSens, a ferramenta de inspeção sensitiva que auxilia sua equipe de manutenção.

Fonte: Vale

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858