logo

Blog

Entenda o ciclo de vida de ativos industriais

13 de agosto de 2020

Entender o ciclo de vida dos ativos industriais é um passo importante para a gestão estratégica. Entenda como neste texto

A definição de ativos industriais, para fins deste artigo, será restrita aos ativos tangíveis. Isto é, bens materiais que compreendem a estrutura física de produção de uma indústria qualquer.

Assim, ativos são bens materiais que têm valor por si mesmos ou que produzem valor para uma organização.

gestão dos ativos implica na gestão ideal do seu ciclo de vida, a fim de atingir os objetivos definidos de um negócio de maneira sustentável.

E assim, encontrar o equilíbrio certo entre desempenho, custo e risco para atingir os mesmos objetivos. Ainda, o ciclo de vida do ativo envolve desde sua seleção (projeto e aquisição), operação, manutenção, reforma e descarte.

A gestão eficiente do ciclo de vida do ativo, ou sistemas de ativos, tem total consonância com a necessidade da competitividade da indústria, em todos os portes e segmentos.

BENEFÍCIOS DE UMA GESTÃO EFICIENTE DO CICLO DE VIDA DE ATIVOS INDUSTRIAIS

qualidade da gestão, em uma organização determina seu sucesso ou fracasso.

Por isso, em um ambiente competitivo, onde as organizações de vanguarda estão introduzindo em sua operação as tecnologias da indústria 4.0, é necessário extrair o máximo de valor do investimento em ativos.

Para maximizar o valor de um ativo, é necessário manter registro (em software apropriado) de seu desempenho ao longo de sua vida útil.

Esse desempenho compreende atividades operacionais e custos relacionados, acompanhando o retorno do investimento.

Assim, pode ser assegurado que o valor gerado está alinhado com os objetivos estratégicos e operacionais da organização.

Dentre os benefícios da boa gestão do ciclo de vida de ativos industriais estão:

  • Prolongar a vida útil de máquinas e equipamentos;
  • Aumentar a confiabilidade da operação;
  • Aumentar a produtividade;
  • Manter custos com manutenção em nível ótimo;
  • Melhorar a saúde e segurança para os colaboradores;
  • Gerar maior eficiência energética;
  • Contribuir para a rentabilidade do negócio.

AS ETAPAS DO CICLO DE VIDA DO ATIVO INDUSTRIAL

Para que ativos industriais gerem valor para a organização, ao longo de todo o seu ciclo de vida, não basta simplesmente especificar, solicitar cotações e comprar esse ativo.

Contudo, a aquisição de uma máquina industrial é um processo de múltiplos passos. Por isso, deve ser feito com calma e de forma adequada.

Etapas do ciclo de vida do ativo

  1. Identificação da necessidade: a identificação cuidadosa e detalhada da necessidade, o que inclui a opinião de operadores e manutentores. Deve incluir análise das soluções disponíveis, o retorno deste investimento, a forma de aquisição, entre outros.
  2. Planejar o que se espera desse ativo, uma vez adquirido. Nesta etapa avalia-se criteriosamente um planejamento do seu uso, bem como a definição de metas para sua utilização.
  3. Projeto ou Design: nesta etapa define-se qualquer modificação em relação ao projeto padrão do maquinário. Importante lembrar que um ajuste de design após a compra ou mesmo comissionamento é muito mais difícil e dispendioso.
  4. Aquisição: nesta etapa ocorre a aquisição, a entrega e a instalação. Esse é o momento da negociação de termos contratuais de fornecimento, incluindo garantias, responsabilidade de reparo e troca em função de defeitos no maquinário ou peças.
  5. Comissionamento e implantação: alguns ativos podem ser entregues prontos para uso. Outros, porém, necessitam de instalação e comissionamento. Nesta fase, assegura-se o alinhamento entre o ativo e o propósito de aquisição. Bem como, que não haja dano ou instalação incorreta, além de garantir que não falte nenhum recurso.
  6. Operação e manutenção: normalmente é a fase mais longa do ciclo de vida em que os custos devem ser registrados e se deve ter claro um planejamento tanto de operação como de manutenção.
  7. Modificação ou atualização: durante a vida útil, alguns ativos são passíveis de modificações ou atualizações para torná-los mais eficientes. Importante comparar os resultados esperados dessa modificação em relação à aquisição de um ativo novo e mais moderno.
  8. Descomissionamento e descarte: é o final da vida útil do ativo. Quando os custos de operação ou manutenção se tornam altos demais, é necessário planejar a sua retirada, o que ocorre normalmente em paralelo à aquisição de novo ativo.

A CURVA DA BANHEIRA E O CICLO DE VIDA DO ATIVO INDUSTRIAL

A curva da banheira, indica onde estão os maiores riscos de falhas. Há uma grande incidência de falhas na fase inicial, também chamada de mortalidade infantil, que são falhas decorrentes de:

  • Problemas de fabricação;
  • Defeitos de instalação;
  • Erros de projeto;
  • Montagem incorreta, dentre outros.

Tendo a ciência dos riscos associados no estágio inicial de operação do ativo, tem-se uma ideia mais clara da relevância do cuidado nas etapas 1 a 5 do ciclo de vida, acima listadas.

Assim, passado o período de risco de mortalidade infantil, entra-se na vida útil do ativo onde os eventos de falhas diminuem e se estabilizam. Quando ocorrem, as falhas são aleatórias.

Nesse estágio a aplicação da estratégia adequada de manutenção tem papel extremamente importante. Poderão haver intervenções corretivas, porém mais usuais são as manutenções preventivas e aplicação de técnicas preditivas.

Essas últimas favorecem a confiabilidade e disponibilidade dos ativos e, portanto, a sua geração de valor.

Com o tempo de uso, o ativo tende a apresentar mais falhas de desgaste.

Conforme o gráfico da curva de banheira ilustra, essa incidência aumenta sensivelmente na fase final da vida do ativo. Nesse ponto, entra-se nas etapas de modificação ou atualização ou então o descomissionamento e descarte.

A capacidade produtiva, novas tecnologias, custos de manutenção e de reposição do ativo vão indicar o melhor caminho a seguir.

SOLUÇÕES PREDITIVAS PARA O MONITORAMENTO DE ATIVOS INDUSTRIAIS

A solução tem provada aderência em diversos tipos de indústria no auxílio da gestão dos ativos, desde a sua instalação até o final da sua vida.

É uma tecnologia que incorpora os principais valores da indústria 4.0, auxiliando na melhor gestão do ciclo de vida de ativos industriais. Entre em contato e saiba mais.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858