Detectando falha em rolamento de bomba de água

20 de outubro de 2022
Detectando falha em rolamento de bomba de água

Falhas de rolamento em bomba de água são problemas comuns e costumam trazer dor de cabeça para as equipes de manutenção dos mais variados setores. Com as bombas de captação de água da Barragem do Gelado, em Parauapebas/PA da Vale essa questão não foi diferente. Uma falha identificada a partir do sensoriamento remoto em um rolamento evitou uma parada inesperada na operação. 

As bombas de água são equipamentos utilizados para a filtragem de minério fino. A atividade ocorre com o envio da polpa do material extraído para a linha de produção, onde a bomba ajuda no processo de separação, etapa essa de extrema importância para a revenda do minério. 

Em questões de operação, existe a dificuldade de acesso de um equipamento para o outro, já que a distância entre eles é de 15km. Por esse motivo, o deslocamento dos técnicos dificulta o processo de manutenção e aumenta em horas os reparos necessários. 

Com base nesta análise, um projeto de acompanhamento remoto das bombas foi implementado, visando melhorar a eficiência operacional e diminuindo consideravelmente o índice de falhas apresentadas no equipamento.

O alto índice de falhas no equipamento, vinha dos problemas apresentados no rolamento das bombas e foi o alerta necessário para a equipe de manutenção atuar assertivamente nesses defeitos.

Segundo histórico, este tipo de falha resulta em quebras recorrentes do equipamento que prejudicam todo o processo de filtragem.

Ganhos de aplicação e uso da tecnologia na bomba

Com o monitoramento remoto dos sensores e o gráfico interativo, o acompanhamento e a análise da condição do equipamento ficaram mais assertivas.

A evolução em cascata, técnica de visualização disponível na Plataforma DynaPredict foi essencial no processo de diagnóstico da evolução dos modos de falhas.

Entre os benefícios do projeto, a assertividade do monitoramento remoto e a antecipação às falhas é o maior deles. 

Segundo Felipe Pimenta, Técnico Especializado em Manutenção Preditiva II, “a visualização de interfaces e as diversas formas de análise com faixas de frequência da plataforma foram cruciais. A autocorrelação é uma ferramenta que a gente usa bastante para pegar sinais e impactos de defeitos nos rolamentos das bombas” afirma.

Os sensores trouxeram maior assertividade na manutenção e reduziram a dificuldade de acesso e o tempo de deslocamento dos técnicos nos reparos necessários. Desta forma, a equipe de manutenção obteve ganhos em segurança, hora homem (H/H), programação de ação junto ao PCM e economia de gasolina. 

Ainda para Felipe “os frutos do projeto foram enormes e ficaram evidentes no painel de laudos que usamos para execução de todos os serviços, impactando positivamente em nossos KPIs e gerando ganhos que batem a casa de milhões”. 

Continue navegando em nosso blog e leia mais cases de sucesso da Solução DynaPredict aplicada no chão de fábrica dos mais variados setores industriais. 


Canais de Comunicação


DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.