logo

Blog

Detecção em correia transportadora: sensor expõe falha em rolete

14 de abril de 2023

A manutenção preditiva através de sensores sem fio de monitoramento de vibração e temperatura possibilita antecipar a detecção de diversas anomalias em diferentes ativos. Desde desgastes em algum componente, até superaquecimento e demais condições que necessitem de ação imediata ou programada de manutenção. Para correias transportadoras, isso não é diferente.

transportadores de correia

Neste case de sucesso, é possível observar como a solução Dynamox atuou na detecção de um desgaste em um rolete de uma correia transportadora. O objetivo era reduzir tempo e gastos com paradas repentinas e evitar um processo manual sem adequação com a NR12 (norma regulamentadora que define princípios e medidas de proteção no trabalho). Para isso, foram instalados sensores sem fio de vibração e temperatura nos cavaletes da correia transportadora.  

Correia transportadora e sensores instalados nos cavaletes

A decisão de instalar esses sensores nos cavaletes justifica-se pelo fato de que alocá-los neste local facilitaria uma eventual substituição dos roletes, sem a necessidade de remoção ou reinstalação dos sensores no ativo.  

Uma vez que os sensores foram acoplados ao maquinário, a coleta de dados foi iniciada. Por meio de um Gateway instalado nas adjacências, essas informações são enviadas para a plataforma em nuvem. Assim, observou-se um alerta nível A2, classificado como sendo de alta criticidade pelo sistema.  

sensores de vibração na correia transportadora
Plataforma Web Dynamox – Alarme em rolete central
Dashboard de roletes

A fim de proporcionar uma gestão visual da numerosa quantidade de sensores instalados no transportador, foi desenvolvido um dashboard especializado para a correia transportadora em questão. Além do mais, isso permitiu visualizar o local onde os sensores foram instalados e mapear os pontos de alerta. 

Com os dados sendo coletados automaticamente pelo Gateway, o sistema Dynamox identificou uma elevação nos valores globais de vibração e gerou um alarme no dia 25/02. Neste momento, um e-mail de aviso foi disparado aos técnicos responsáveis.

Alerta gerado pelo sistema

Ao fazer a averiguação, os profissionais identificaram um desgaste no rolete central e concluíram ter sido essa a razão do alerta emitido pelo sistema. Então, programou-se uma intervenção para solucionar a falha, fazendo a substituição do rolete defeituoso antes da ocorrência de um sinistro mais grave, que poderia comprometer o ativo e impactar a produção.

Graças ao monitoramento preditivo remoto com os sensores sem fio de vibração e temperatura, o risco de interrupção da produção por falhas inesperadas e mais catastróficas, como incêndios, por exemplo, foi evitado.  

No vídeo a seguir, é possível acompanhar com mais detalhes todo o processo envolvendo a detecção da falha em rolete de correia transportadora com sensores de vibração sem fio:

Se interessou por este case? Leia também esse artigo sobre as principais causas de incêndios em transportador de correia.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858