logo

Blog

Companhia de água detecta anomalia em bomba

13 de dezembro de 2022

Uma estação de tratamento de água, localizada em Florianópolis, detectou a presença de anomalias no conjunto de motor e bomba d’água através dos gráficos disponíveis na Plataforma Web Dynamox.

Conjunto de motor e bomba d’água

Talvez você não saiba, mas após ser coletada a água das represas eventualmente precisa ser bombeada até a estação de tratamento, por conta de elevações no terreno.

Durante esta etapa, é necessária a utilização de um conjunto de motor e bomba. O motor elétrico fornece energia mecânica suficiente para impulsionar a bomba, que por sua vez força o deslocamento da água pelo caminho até a estação de tratamento através da tubulação.

conjunto de motor e bomba

Dois conjuntos de motor e bomba foram monitorados na estação de tratamento de água de Florianópolis. Através do monitoramento online, foi possível acompanhar o histórico de evoluções nos níveis de vibração e temperatura do conjunto. 

Perceba no gráfico a elevação significativa nos níveis de vibração do motor de acionamento, indicando a existência de uma anomalia em evolução.

RMS

Para facilitar a compreensão do desdobramento desse case de anomalia em bomba, iremos separá-lo em três etapas de intervenção. Confira o texto abaixo!

Primeira intervenção

Após a observação do aumento dos níveis de vibração do conjunto, a primeira intervenção foi realizada. A fim de obter melhores informações sobre a causa da anomalia, uma análise da bomba foi necessária.

RMS

Em uma etapa de diagnóstico inicial foi possível visualizar no gráfico do espectro duas harmônicas em frequência (1xRPM e 2xRPM), um indicativo de que o conjunto poderia estar desalinhado.

Espectral

Além disso, o conjunto também apresentava falta de rigidez na base. Portanto, foi solicitada a primeira intervenção e o conjunto foi realinhado.

Espectro

Segunda intervenção

Alguns dias após a primeira intervenção, os valores de amplitude dos gráficos de aceleração e velocidade voltaram a subir. Porém, com um pico de elevação de menor amplitude comparado ao da primeira ocorrência.

Velocidade RMS

No gráfico abaixo, é possível comparar o espectro dos dois períodos. Como consequência dessa repetição no aumento dos padrões de vibração, uma nova intervenção foi solicitada para reparar o conjunto desalinhado. Após a intervenção, os valores de amplitude reduziram novamente.

Gráfico espectral

Terceira intervenção e prognóstico da anomalia em bomba

Com o retorno da elevação dos níveis de vibração no equipamento em 29 de junho, apontando uma tendência de falha ainda maior que da primeira correção, a terceira intervenção foi solicitada e durante o processo de adequação foi constatado que o elemento de acoplamento elástico da bomba estava danificado. 

Velocidade RMS

Após inspeção, foi possível notar um desgaste acentuado no acoplamento elástico, o que evidenciava ainda mais a presença da anomalia na bomba. 

DESGASTE NO ACOPLAMENTO ELÁSTICO

O cliente optou por acionar o serviço de prognóstico remoto online da Dynamox para ter um laudo mais preciso do que estava ocasionando o problema no acoplamento. E, a partir dessa ocorrência nossos analistas se dedicaram à uma análise mais profunda do caso.  

Como você pode imaginar, foi recomendado novamente o ajuste do conjunto que estava desalinhado e a troca do acoplamento elástico para um acompanhamento. No gráfico abaixo, percebe-se novamente a redução dos níveis de vibração após o terceiro reparo.  

Velocidade RMS

Como conclusão, após o apontamento do laudo técnico ficou evidenciado um comportamento típico de desalinhamento das linhas de tubulação complementares. Com isso, um plano de ação futuro foi criado pela companhia. 

Solução Dynamox

Dynamox a serviço da manutenção

O desalinhamento é uma anomalia responsável pelo desgaste prematuro de componentes do conjunto. Por isso, implica em prejuízos como a redução no tempo de vida útil de ativos e no aumento da incidência de paradas não programadas.

Para evitar prejuízos causados por desalinhamentos ou outros modos de falha, conheça a Solução Dynamox.

E descubra como a manutenção preditiva pode apoiar a universalização do saneamento básico.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858