logo
APLICAÇÕES

Agroindústria

Indústrias

As grandes agroindústrias vem recorrendo cada dia mais a recursos tecnológicos para auxiliar no acompanhamento do desempenho e vida útil de seus equipamentos. Técnicas de manutenção preditiva vem trazendo benefícios a grandes grupos desse setor, auxiliando, por exemplo, na diminuição dos custos de manutenção. A análise de vibração é uma das técnicas preditivas mais utilizadas em monitoramento de máquinas rotativas. Podemos encontrar aplicações de monitoramento de vibração dentro das agroindústrias em colheitadeiras, geradores, sistemas de bombas, motores elétricos, caldeiras, exaustores e outros.

A Dynamox vem aplicando em diversas agroindústrias a solução DynaPredict, que faz monitoramento de temperatura e vibração sem fio, realizando a coleta de dados de forma programada e armazenando em sua memória interna. Esses dados são posteriormente sincronizados com uma plataforma web, através de coletas manuais utilizando o aplicativo DynaPredict, ou pode-se, ainda, automatizar as tarefas de coleta através da utilização de um Gateway.

Uma dificuldade da implementação do monitoramento de vibração na agroindústria está ligada à circulação dos maquinários em grandes distâncias, o que impede a utilização de sensores cabeados. Além disso, por vezes, o time de análise de dados encontra-se longe dos maquinários, o que dificulta o acesso aos dados e, por consequência, a tomada de decisão.

Neste caso, os sensores sem fio da Dynamox, juntamente com o uso de gateways para automatizar as coletas, apresentam-se como solução a essas dificuldades enfrentadas. A solução permite que os equipamentos monitorados realizem suas rotas de trabalho normalmente, sendo monitorados durante todo o seu trajeto, sem a necessidade de parada ou de um colaborador para realizar tais medições.

Mesmo que os equipamentos transitem por regiões sem sinal de internet, assim que retornarem à região de cobertura de rede, os dados gravados na memória interna dos gateways serão enviados à plataforma web e estarão acessíveis ao time de análise de dados, que podem se comunicar com os operadores e recomendar paradas para manutenção, evitando eventuais quebras do maquinário.


Mais Aplicações

Mais sobre a Solução DynaPredict

  • Coleta de dados automatizada
    Coleta de dados automatizada
  • App para configurar e coletar dados
    App para configurar e coletar dados
  • Plataforma para análise e tomada de decisão
    Plataforma para análise e tomada de decisão
  • Sensores de temperatura e vibração
    Sensores de temperatura e vibração

Somos excelência no que fazemos

  • isso-27001
  • gptw

Ficou com dúvida? Nós entramos em contato com você