logo

Blog

Estudo de caso: Desbalanceamento em Motor

20 de abril de 2020

Como já comentamos aqui no blog, a Dynamox desenvolve uma solução inovadora para a manutenção industrial: um medidor sem fio de vibração e temperatura, com Aplicativo, Plataforma Web e Gateway (coletor automático), com o objetivo de monitorar a saúde de equipamentos críticos.

Seguindo na nossa série de cases de sucesso e estudo de caso, a empresa AAM, fabricante de peças para o setor automotivo, recentemente identificou um desbalanceamento em um motor que alimenta o ventilador de um dos fornos de tratamento térmico na planta de Curitiba – PR.

O medidor permite coletar dados com frequência de coleta de 1 a 60 minutos, permitindo ajuste conforme criticidade do equipamento.

No caso em questão, amostras de níveis globais de vibração e temperatura são adquiridas a cada 20 minutos, escolha feita pela equipe de manutenção da AAM. A tabela a seguir mostra as configurações do medidor em uso.

Estudo de caso

Com o auxílio da análise espectral, que o próprio medidor da Dynamox realiza, foi detectado que o motor já apresentava desbalanceamento no momento da instalação do dispositivo, como pode ser visto na figura abaixo, retirada da nossa Plataforma Web:

FFT

Na figura nota-se a presença de alto nível de vibração na frequência de rotação da máquina (3600 RPM ou 60Hz) na direção horizontal, principalmente quando o espectro é analisado no parâmetro de velocidade. Essas são justamente características de desbalanceamento de eixo neste estudo de caso.

Após a identificação desse problema, uma tentativa de balanceamento in loco sem a desmontagem do motor foi realizada, porém, como ficará visível no gráfico de níveis globais de vibração a seguir, a intervenção não apresentou o resultado esperado e causou, inclusive, um aumento substancial nos níveis de vibração:

Velocidade RMS

A operação seguinte consistiu na retirada do motor do ventilador para revisão e balanceamento em laboratório / oficina, período no qual, naturalmente, o sensor mediu níveis praticamente nulos de vibração:

Velocidade RMS

Após o balanceamento adequado do motor, o sensor passou a medir níveis de vibração cerca de 5 vezes menor, comprovando justamente o bom trabalho de manutenção realizado no equipamento.

Velocidade RMS

Isso pode ser visto não só no monitoramento contínuo, como também na análise espectral, onde se observa uma queda de aproximadamente 80% na amplitude de vibração na frequência de operação (1X) do motor:

FFT

Esse case de sucesso apresenta as diversas facetas da solução, que permite:

  1. Detectar falhas de maneira preditiva, evitando os altos custos de manutenção corretiva e de parada de máquinas;
  2. Fazer intervenções de manutenção em momentos oportunos, quando a máquina efetivamente apresenta problemas, permitindo até mesmo agendar paradas, caso necessárias;
  3. Checar o trabalho de manutenção realizado, apontando se o problema foi realmente solucionado;
  4. Realizar um registro de ocorrências no ponto monitorado usando nossa ferramenta de “linha do tempo” que permite fazer anotações nos gráficos, criando assim um histórico detalhado de eventos.

Traga essa assertividade e controle para a manutenção da sua empresa com este estudo de caso. Saiba mais sobre o produto no nosso site.

Solução Dynamox

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858