logo

Blog

Vibração de corpo é monitorada de forma preventiva

28 de dezembro de 2021

Vibração de corpo inteiro é a vibração a que os operadores de veículos estão sujeitos durante a sua jornada de trabalho em uma operação industrial.

Quando estas vibrações estão acima dos limites estabelecidos pela Norma de Higiene Ocupacional (NHO-09) e não são tomadas as ações de proteção preventiva e controle do risco, podem trazer uma série de consequências negativas à saúde do operador, dentre elas, problemas na região dorsal e lombar, gastrointestinais, sistema reprodutivo, desordens no sistema visual, problemas nos discos intervertebrais e degeneração na coluna vertebral.

Para identificar a necessidade de intervenção neste tipo de equipamentos e na vibração gerada, as equipes de higiene ocupacional realizam periodicamente medições por amostragem. 

Entretanto, com a intenção de proporcionar o monitoramento contínuo para identificar de forma antecipada as alterações de vibrações que chegam no banco do operador, trabalhando de forma preventiva, a Dynamox, em parceria com clientes, desenvolveu um sistema de monitoramento com sensor sem fio, o Dynalogger AS, de fácil instalação que pode ser aplicado a qualquer equipamento móvel. 

Neste tipo de trabalho, a norma estabelece critérios e procedimentos para avaliação da exposição do operador a vibrações de corpo inteiro, tendo como principal foco a prevenção e o controle dos riscos.

A normativa faz uma análise por amostragem, e em períodos pré-estabelecidos, os sensores Dynamox se mostraram uma ótima ferramenta de monitoramento contínuo da vibração destes bancos, assim como as causas do problema. 

Como acontece o monitoramento preventivo do banco

Para monitorar os impactos da vibração no operador, o sensor foi instalado no veículo, no banco do motorista, identificando e coletando todo tipo de vibração que o corpo inteiro dele é submetido, de forma preventiva.

Neste texto vamos falar sobre o monitoramento preventivo da vibração de corpo inteiro e a importância da análise para quem opera os veículos.

A partir desta aplicação, é possível identificar a necessidade de intervenção, seja no banco ou em outras partes dos veículos.

Com a análise dos dados feita há mais tempo, foram identificados, ainda, pontos de alerta em que os problemas mais recorrentes são: a necessidade específica de manutenção no banco, condições da pista, a calibração da suspensão e o batimento de báscula.

Neste texto vamos falar sobre o monitoramento preventivo da vibração de corpo inteiro e a importância da análise para quem opera os veículos.

Coletadas essas informações, é possível criar alertas automatizados que sinalizam qual a necessidade de ação/manutenção durante a coleta dos dados, podendo facilitar a criação de dashboards automatizados que completam uma tela gestão à vista de uma central de monitoramento de ativos.

O Dynalogger AS, além da vibração, captura a informação de temperatura local, podendo sinalizar outras questões como a climatização que também afeta a rotina do motorista e seu desempenho durante a atividade.

A coleta destes dados pode ser feita de forma automatizada por Gateways ou ainda pelo aplicativo mobile DynaPredict.

Solicite mais informações e conheça como os sensores da Dynamox podem contribuir na minimização de riscos aos operadores e custos de manutenção.

Baixe a brochura e saiba mais sobre a nossa tecnologia disponível no mercado.

Fonte: Vale

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858