logo

Blog

Tecnologia auxilia manutenção preditiva na Usina de Sossego

15 de outubro de 2021

A tecnologia e manutenção preditiva do transportador de correia da Usina de Sossego, no Pará, demonstraram como os sensores de vibração e temperatura somados aos dashboards da Dynamox auxiliam na análise, diagnóstico e pós intervenção de seus elementos durante a operação, reduzindo custos e acidentes.

Os resultados mais claros foram obtidos especificamente no rolamento do tambor 16, do transportador de correia de longa distância, inserido no circuito de transporte de minério da Vale, que vinha apresentando condição anormal no funcionamento com rápida evolução. 

A verdade é que por ser um equipamento extenso, de 2.500 metros, com 19 tambores e 3 acionamentos, o reparo nesse tipo de ativo se torna mais complicado de ser avaliado e diagnosticado sem a ajuda de uma tecnologia de monitoramento sem fio. 

Após a implantação dos sensores e gateways da Dynamox, iniciou-se a detecção automatizada do transportador de correia e com isso, a equipe da Usina do Sossego, pôde monitorar os tambores e assim, encontrar qual deles apresentava anomalias. 

Portanto, identificou-se pela tecnologia o tipo de falha no rolamento do tambor 16, por meio de análises espectrais, que usam um número expressivo de espectros coletados diariamente do equipamento, visualizados no dashboard de detecção automatizada, via Plataforma Web Dynamox. 

Com isso, é possível ter uma visão geral do ativo e ganho de tempo com análises, direcionando o foco onde é necessário uma intervenção de manutenção (corretiva planejada).

Todo processo gerou um potencial de ganho estimado em 1,5 milhões para a empresa.

Além disso, foi criado pela equipe de desenvolvimento da Dynamox, uma tendência customizada da situação atual do equipamento, conforme ele avança em estágios de criticidade.

Mesmo após o laudo de preditiva, o monitoramento do rolamento do tambor 16 continuou e com o auxílio de espectros formato cascata foi possível avaliar a evolução pós diagnóstico.

Aliás, essa ferramenta possui um recurso para avaliação de magnitude das frequências, com uma variação da paleta de cores para rápida visualização de evolução ao longo do tempo.

Inspeção e tecnologia

Na análise de vibração após substituição do tambor fica clara a alteração nos gráficos de antes e depois da aplicação da solução.

Evidências após execução do laudo

O rolamento do lado direito, com falha na pista externa, apresentou arraste e desgaste em uma região específica no rolamento e o mesmo defeito foi encontrado, com menor severidade, no lado esquerdo.

Além disso, no revestimento do tambor foi evidenciado um desgaste desuniforme do lado direito. Com este apontamento, ficou provável um desalinhamento de correia ou desnivelamento do tambor.

Um último estudo topográfico, solicitado pela manutenção preditiva, foi realizado nos tambores do transportador de correia e verificou-se em área o desalinhamento dos elementos.

De acordo com o laudo, alguns não atendiam o nivelamento/ esquadrejamento máximo permitido pela CEMA.

Logo, um plano de ação e correção foi iniciado, para ajuste dos mesmos, de acordo com a norma, reduzindo maiores prejuízos através da tecnologia. 

Tecnologia usina de sossego

Impactos positivos da manutenção preditiva em usina

Feito o diagnóstico e a substituição do tambor e a correção do nivelamento, o equipamento retornou para os níveis normais de operação (baseline), gerando um aumento da confiabilidade dos ativos e bagagem técnica dos envolvidos na atividade de análise.

Sinergia entre as áreas de inspeção preditiva usina e mina, e manutenção de britagem, tudo graças a tecnologia.

Saiba mais sobre a Solução Dynamox e conheça o modelo completo de análise e diagnósticos da Dynamox.

Solicite um orçamento aqui.

Fonte: Vale

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858