logo

Blog

Sensoriamento remoto aumenta produtividade em caminhões

11 de abril de 2022

Mensurar a produtividade em caminhões pode ser complexo. Mas, existem formas de facilitar o processo. Confira com o exemplo da Vale!

Encontrando dificuldades para executar a inspeção de rodas de caminhões fora de estrada, a equipe de manutenção preditiva de Serra Norte, da Vale, decidiu investir em inovação e tecnologias que trouxessem melhorias nesse processo. 

No segundo semestre de 2020, em parceria com a Dynamox, a Vale decidiu instalar sensores sem fio de vibração e temperatura, os DynaLoggers HF. O objetivo era solucionar os problemas de segurança e tempo de parada do veículo, possibilitando a coleta de dados de forma remota, aumentando a produtividade dos caminhões.

Antes, o monitoramento era manual e offline, envolvendo, no mínimo, cinco profissionais de áreas diferentes.

O técnico precisava remover o pinhão da roda e desmontar a carcaça, para acoplar o acelerômetro e iniciar a coleta de dados. Assim, além de ser um procedimento de alto risco, a inspeção levava cerca de duas horas, gerando impactos na produção.

Ganhos obtidos com o monitoramento remoto

Com o investimento na tecnologia dos sensores, agora, o dispositivo é fixo dentro da roda motorizada e armazena os dados de vibração, temperatura e velocidade em sua memória interna.

A coleta dessas informações ocorre via bluetooth, de um aparelho celular ou Ipad próximo. Ou elas podem migrar remotamente, via rede, para os computadores do escritório da mina. 

Dessa forma, houve uma redução drástica dos riscos de acidentes e um ganho significativo na produtividade dos veículos.

O investimento gerou maior vida útil aos componentes, agilidade, e principalmente, mais segurança à vida dos colaboradores.

Por conta dos bons resultados, a tecnologia também foi instalada para o processo de inspeção de rodas de escavadeiras.

Com esta novidade, a intenção da equipe de preditiva é eliminar a exposição do técnico de manutenção a riscos de acidentes. Garantindo, assim, operações mais sustentáveis e a previsibilidade dos ativos da mina. 

“Fazer parte dessa transformação digital que os nossos ambientes de mineração estão passando é muito gratificante. Estamos à frente da preditiva 4.0 em Carajás, colocando a tecnologia a favor das nossas operações” destaca George Bueno, do time de inspeção e preditiva Serra Norte. 

Conheça mais sobre os Sensores Dynamox e seus benefícios no monitoramento de ativos industriais. Baixe a brochura da nossa solução e solicite orçamento.

Fonte: Vale

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858