logo

Blog

Sensores identificam falhas no espelho do tambor de correias transportadoras 

18 de setembro de 2023

A tecnologia da Dynamox, mostrou-se mais uma vez eficiente na detecção previa de falhas. Desta vez, na identificação de um problema no espelho do tambor, componente complexo de se analisar, de correias transportadoras da Vale.

Identificação previa de falha em correia transportadora

Entenda o processo que levou à identificação do problema e manutenção:  

  • No gráfico abaixo, de Aceleração RMS, nota-se que no primeiro momento as 3 direções (horizontal, vertical e axial) apresentam níveis normais e próximos uns dos outros.  
  • Já no segundo momento, a direção vertical evoluiu e foi a mais sensível à falha que estava iniciando, enquanto a direção horizontal também teve evolução. Porém, a direção axial não evoluiu, mostrando não ser sensível à resposta da falha nessa direção.  
  • No terceiro momento, o defeito torna-se risco de colapso. Com isso, a direção horizontal tem uma evolução que ultrapassa a tendência na vertical, e agora a direção axial também evolui de forma acentuada.    
Aceleração RMS - Identificação previa de falha em correia transportadora

 Nas imagens a seguir, confira como estavam os gráficos de Envelope Espectral, incluindo em forma de onda circular, antes e depois da recuperação do ativo: 

Após a identificação da falha nos gráficos expostos anteriormente, vale ressaltar a importância das medições serem triaxiais. Afinal, uma direção demonstrou alteração somente quando o defeito se tornou risco de colapso, enquanto as outras duas direções já apresentavam níveis anormais. 

transportadores de correia

Além disso, a coleta triaxial tem a vantagem de permitir a determinação da severidade do defeito, além do meio tradicional de acompanhar a evolução da amplitude. Nesse caso, foi possível avaliar o ativo passando por: sem defeito, com defeito e depois “defeito com risco de colapso”. 

Você pode encontrar mais casos como este em nosso blog.

Leia também sobre Dynamox identifica falha em cilindro secador de máquina de papel

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858