logo

Blog

Sensores Dynamox monitoram dutos de transporte de combustível da Transpetro

26 de junho de 2023

A Transpetro é uma empresa brasileira com atuação global, subsidiária da Petrobras, responsável pelo armazenamento e transporte de petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural para toda a extensão do território nacional.  

Anualmente, cerca de 601 milhões de m³ de combustíveis são transportados por meio de terminais e oleodutos da Transpetro, outros 58 milhões de m³ circulam através de transporte marítimo. Além disso, diariamente, 60 milhões de m³ de gás natural são movimentados por meio de gasodutos.  

A Transpetro conta com 8,5 mil quilômetros de dutos operados, sendo 7.768 km de oleodutos e 625 km de gasodutos. Somado a este total, a empresa também conta com 49 terminais, destes, 21 são terminais terrestres e 28 são aquaviários. No que tange ao transporte marítimo, a frota da Transpetro conta hoje com 36 embarcações.  

Entendendo a importância de se valer de tecnologias avançadas para garantir o bom funcionamento das atividades, a Transpetro optou pela solução preditiva de monitoramento remoto de vibração e temperatura da Dynamox para supervisionar parte de seu sistema de dutos de transporte de combustível.  

O projeto piloto para a aplicação dos sensores ocorreu no terminal terrestre de Uberaba, Minas Gerais. Foram instalados quatro sensores de monitoramento remoto de vibração e temperatura modelo HF+ nos dutos do terminal. Finalizada a etapa de implementação e observando os resultados obtidos, a empresa optou pela ampliação do projeto, adquirindo mais sensores e aplicando em outros terminais.   

Com essa ampliação, foram aplicados mais doze sensores em Uberaba, vinte sensores no terminal de Ribeirão Preto e outros doze   em cada um dos seguintes terminais: Uberlândia, Senador Canedo e Pirassununga. Sendo, ao todo, instalados cerca de 90 sensores Dynamox nos oleodutos. 

Victor Zoratti Ferreira, engenheiro mecânico da Transpetro e responsável pelo projeto, citou alguns pontos que contribuíram na escolha de incorporar sensores de vibração da Dynamox nas operações de monitoramento de dutos. Segundo ele, as ISOs de segurança de dados foram um fator determinante para embasar a decisão, uma vez que as certificações ISO 9001, ISO 27001, ISO 27018 e a ISO 27701 garantem a conformidade com rígidos padrões internacionais de qualidade e segurança.  

Além disso, os sensores Dynamox também possuem os graus de proteção IP66, IP68 e IP69, que atestam que o produto é à prova de poeira e resistente contra os efeitos de imersão contínua em água a uma profundidade de 2 metros por 30 minutos, além de ser protegido contra jatos de água potentes de alta pressão e temperatura. Nossos DynaLoggers contam também com a certificação IECEx, certificado internacional de atmosfera explosiva.

Quando perguntado sobre a experiência de implementar a solução, Victor avalia positivamente e afirma: “Os sensores e gateways da Dynamox possuem um ótimo custo-benefício e são de fácil instalação. A equipe técnica está sempre à disposição para apoiar na instalação e tirar quaisquer dúvidas. Além disso, a empresa implementa melhorias na plataforma e nos sensores constantemente.”  

Se interessou por este case? Leia também “Monitoramento remoto de veículos fora de estrada”.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858