logo

Blog

Sensor sem fio capta anomalia em pá carregadeira

2 de dezembro de 2022

A carregadeira é um equipamento muito comum tanto nas operações da mineração quanto em obras de infraestrutura. Este é um ativo indispensável para carregar e transportar materiais e sua parada não programada pode impactar em toda ação.

Por isso, o fator básico a ser considerado na operação de pás carregadeiras é a manutenção, pois ela é imprescindível e pode prevenir acidentes ocasionados por falhas mecânicas comuns.

Levando isso em conta, a equipe de manutenção da Mina de Sossego, da Vale, investiu no monitoramento remoto das condições deste ativo, buscando economia, sustentabilidade, redução de paradas não programadas e quedas na produtividade.

Após a implementação do projeto, a operação das pás carregadeiras ficou mais confiável e segura. Confira no case abaixo como a detecção do aumento de temperatura nos cilindros de elevação possibilitou melhorias e o planejamento da manutenção.

Cilindro hidráulico de elevação

Os cilindros hidráulicos são componentes responsáveis pela movimentação da pá que transporta materiais de um ponto ao outro. Problemas na vedação estão entre os defeitos mais comuns na operação de cilindros. Isso ocorre por conta do excesso de atrito nas peças ou pelo contato com fluido contaminado.

Danos na vedação acarretam em vazamentos que afetam o sistema hidráulico. Assim, o cilindro perde pressão interna, gerando um aumento na diferença de temperatura entre o par de cilindros da carregadeira.

Através da análise dos níveis de temperatura, a equipe de manutenção da Mina de Sossego detectou um aumento de temperatura anormal entre os cilindros de elevação de uma carregadeira, podendo indicar uma evolução de falha de fuga interna ou externa do cilindro.

Ao partir para uma investigação mais detalhada do problema, comparando o par de cilindros da máquina, a equipe notou uma diferença no aumento de temperatura maior que 3ºC entre os cilindros, evidenciando ainda mais a presença de uma falha em evolução.

Analisando o gráfico de temperatura global do cilindro do lado esquerdo, disponível na Plataforma DynaPredict Web, é possível notar que a temperatura no cilindro praticamente dobrou, chegando a alcançar um pico de 81ºC.

Por esse motivo, a troca do cilindro do lado esquerdo foi solicitada. Logo após o reparo, os níveis reduziram e voltaram ao padrão normal de operação.

Ganhos com a detecção de anomalias em carregadeira

Paradas não programadas sempre trazem prejuízos associados a perda de produção, implicando no aumento dos custos de reparo do maquinário e dos riscos a que operadores são expostos.

Os prejuízos relacionados à paradas na operação de carregadeiras são relacionados principalmente ao baixo rendimento do equipamento.

Segundo a equipe de manutenção da Mina de Sossego, a evolução de uma anomalia em cilindros de elevação reduz a eficiência da operação em cerca de 40%, além do risco de danificar o par de cilindros.

Além da redução de perdas em manutenção corretiva proporcionada pela Solução DynaPredict, o intuito da Dynamox é promover o aumento da segurança de operadores em zonas industriais, de acordo com a NR12. Nosso propósito é trazer “Segurança para pessoas. Confiabilidade e previsibilidade para ativos” em todas as operações.

Para Oziel Soares da Silva, Analista Operacional de Preditiva da Mina de Sossego: “A solução traz em primeiro lugar, um ganho em segurança. O técnico de preditiva não precisa se expor a riscos como: atropelamento, esmagamento, condições climáticas e ambientes com intempéries. A integridade física de nosso colaborador é o nosso maior ganho. Em seguida, passamos a ter previsibilidade da falha com assertividade, proporcionando uma programação com a confiabilidade operacional da máquina garantida em um menor tempo de manutenção”.

Detecção automatizada de temperatura com DynaPredict

Existem diversas aplicações em que os DynaLoggers podem apoiar a coleta de dados para a tomada de decisões na manutenção. Nesse case, DynaLoggers HF foram utilizados no monitoramento da vibração e temperatura do ativo.

Saiba mais sobre a Solução DynaPredict e como ela pode contribuir no seu plano de manutenção preditiva. Aproveite e conheça nossa nova geração de sensores!

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858