Dynamox
Dynamox

Blog

Quais as certificações nacionais e internacionais da Dynamox? 

27 de novembro de 2023

A Dynamox é a única empresa do setor com certificações nas normas ISO 27001, ISO 27701 e ISO 27018, demonstrando nosso alinhamento com requisitos da segurança da informação, privacidade de dados e segurança em nuvem pública. Somos também certificados na norma ISO 9001, garantindo nosso alinhamento com sistemas de gestão pela qualidade. 

Nossos produtos possuem as homologações da Anatel, conforme a legislação vigente e equivalentes em outros países. Essas certificações nacionais e internacionais garantem aos clientes o alto padrão e a conformidade com as regras das telecomunicações mundo a fora. Quer saber mais sobre? Leia aqui! 

Dynamox: certificações nacionais e internacionais 

Muitos dos ativos da indústria trabalham em condições extremas, sejam elas de temperatura, poeira, umidade, produtos químicos, áreas remotas ou, até mesmo, em zonas com risco de explosão. E mesmo nessas condições precisam apresentar o máximo rendimento, principalmente porque vários deles são críticos e a parada prolongada poderia causar prejuízos enormes. 

É claro que tais ativos são estruturados para funcionar perfeitamente nesses locais. Contudo, o seu monitoramento pode se tornar um desafio, além de colocar em risco a saúde e a segurança dos técnicos. Nesse cenário, os sensores sem fio se tornam indispensáveis. Esses equipamentos, além de evitar a exposição humana, também oferecem dados mais precisos e contínuos. 

Pensando em oferecer uma solução confiável, que facilite a gestão de ativos e a manutenção em todas as partes do mundo, a Dynamox conquistou diversas certificações que atestam a qualidade da nossa solução. 

Conheça as certificações conquistadas e fique ainda mais tranquilo na hora de confiar o monitoramento dos seus ativos aos nossos sensores.

Certificações nacionais 

Certificação INMETRO EX  

A certificação Ex indica que o equipamento está apto para uso em áreas classificadas. Ela é reconhecida pelo Inmetro e atribuída para atestar que determinado equipamento não provocaria uma ignição e por isso pode ser instalado em uma zona com risco de explosão. Inclusive, todo produto certificado para utilização em áreas classificadas, deve ser identificado em sua etiqueta indelével, com a marcação referente a sua aplicabilidade. 

Zonas de classificação

Existem zonas de classificação em que o equipamento pode ser instalado. Isto é, a classificação da planta é dividida em zona 0, 1 e 2 para gases e 20, 21 e 22 para poeiras.

  • Zona 20 e 0: espaço que apresenta mistura explosiva contínua ou prolongada. 
  • Zona 21 e 1: local com probabilidade de formação de mistura explosiva em condições normais de operação do equipamento. 
  • Zona 22 e 2: área em que a presença de mistura explosiva é pouco provável de acontecer e, se acontecer, é por curtos períodos ou associada à operação anormal do equipamento. 

Quando um equipamento está apto para a zona 20 e 0, ele recebe a letra a. Caso ele esteja preparado para a zona 21 e 1, a letra b, e para 22 e 2, a letra c. A indicação vai definir a distância na qual ele deverá ser instalado e a metragem de área de cada zona dependerá da planta e do tipo de gás encontrado nela. 

É importante entender que a explosão ou a combustão dependerá da presença três fatores: 

  1. Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou o efeito térmico (temperaturas muito elevadas) 
  2. Comburente: o oxigênio, abundante em todos os ambientes 
  3. Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível 

Por isso, a certificação Ex leva em consideração o desempenho dos equipamentos em relação à presença gases, mas também de poeiras.  

A proteção contra esses elementos é indispensável para algumas plantas industriais e por isso a Dynamox desenvolveu seus produtos de forma a prepará-los para a instalação em áreas classificadas. Vamos conhecer nossas certificações Ex? 

Certificações dos Sensores 

As siglas significam que nossos sensores estão aptos para áreas com potencial explosivo e podem ser instalados em zona 20 e 0. Assim, eles são totalmente protegidos contra gases e poeiras, bem como contra jatos de água de alta temperatura e pressão. Confira o significado de cada sigla: 

Para gases: 

  • Ex – equipamento Ex certificado para ambiente onde há a presença de atmosfera explosiva 
  • ma – protegido por encapsulamento 
  • IIB – grupo de gases (como o Etileno, por exemplo) 
  • T6 – classe de temperatura ≤ 85°C graus 
  • Ga – apto para instalação em zona 0 de gases 

Para poeiras: 

  • Ex – equipamento Ex certificado para ambiente onde há a presença de atmosfera explosiva 
  • ta – protegido contra o ingresso de poeira  
  • IIIC – grupo de poeiras (poeiras condutivas) 
  • T6 – classe de temperatura ≤ 85°C graus   
  • Da – apto para instalação em zona 20 

Grau de Proteção IP 

  • IP66/IP68/IP69: (6) totalmente protegido contra o ingresso de poeira (6) protegido contra jato d’água (8) protegido contra imersão contínua (9) jato d’água de alta temperatura e pressão 

Temperatura de operação 

  • Faixa de temperatura de operação: De -10 °C até 79°C 

Leia também: Atmosferas explosivas: Dynamox recebe certificação AEX 

Certificações dos Gateways 

Assim como sensores, a Dynamox tem um gateway que também é certificados Ex. O que garante mais segurança para sua instalação em plantas com potencial explosivo.

Nossos equipamentos também estão aptos para áreas com potencial explosivo e podem ser instalados em zona 22 e 2. Dessa forma, eles são totalmente protegidos contra poeiras, bem como contra jatos de água. Confira o significado de cada sigla: 

Para gases: 

  • Ex – apto para atuar atmosfera explosiva 
  • ec – protegido contra o ingresso de gases
  • IIC – grupo de gases (como o Etileno, por exemplo) 
  • T6 – classe de temperatura ≤ 85°C 
  • Gc – apto para instalação em zona 2 de gases 

Para poeiras: 

  • Ex – Equipamento Ex certificado para ambientes onde há a presença de atmosfera explosiva 
  • tc – protegido contra o ingresso de poeiras
  • IIC – Grupo de poeiras (poeiras condutivas) 
  • T6 – classe de temperatura ≤ 85°C 
  • Dc – apto para instalação em zona 22 de poeira 

Grau de Proteção IP 

  • IP66 – IP (6) totalmente protegido contra o ingresso de poeira (6) protegido contra jato d’água 

Temperatura de operação 

  • Faixa de temperatura de operação: de 0°C até 55°C 

Todas essas características trazem mais resistência aos nossos produtos, oferecendo opções de sensoriamento preciso em áreas nas quais poucos equipamentos estão aptos para instalação. 

Além dessas certificações, nossos equipamentos possuem alguns outros que são obrigatórios, como o da ANATEL. 

ANATEL 

Os equipamentos Dynamox possuem a certificação da Agência Nacional de telecomunicações (Anatel). Assim, a agência é responsável pela fiscalização e regulamentação de produtos relacionados às telecomunicações no Brasil. Isso garante o respeito às normas definitas para o setor de comunicação à distância. 

Agora que você já sabe quais são as nossas certificações nacionais, vamos conhecer as internacionais. A Dynamox atua em vários países, por isso nossa solução possui diversas certificações em praticamente todos os continentes. 

Pensando nisso, desenvolvemos nossos produtos com o mais alto padrão de qualidade para que eles atendam as normas dos diferentes países nos quais atuamos. Vem saber quais são eles:  

Certificações internacionais 

No Brasil, a Anatel é responsável pela regulamentação das telecomunicações. E, assim como aqui, cada país estabelece uma entidade para a regulamentação e fiscalização dos sistemas de comunicação.  

Atualmente, nossos equipamentos estão em acordo com as normas internacionais e instalados em diferentes países. Alguns exemplos são a Austrália (ACMA), Canadá (IC), Estados Unidos (FCC) e União Europeia (CE), entre outros.

Recebemos as primeiras certificações internacionais em 2020. Leia mais aqui: Dynamox recebe Certificação Internacional 

O que são as certificações ISO? 

Para conquistar uma ISO, é necessária uma verificação minuciosa comprovando que a empresa analisada atende todos os critérios exigidos. Existem várias categorias de ISO e as organizações podem selecionar aquelas que se adequam ao seu tipo de negócio. Por exemplo, existe a ISO série 9000 – relacionada à gestão da qualidade, ou ainda as normas iniciadas em 27000 – que dizem respeito ao Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) e etc. 

Possuir uma certificação ISO significa que a empresa possui processos internos que garantem o alto padrão e o respeito às boas práticas naquele conjunto em questão. Por isso, uma organização pode possuir vários selos, o que atesta o alto padrão em diferentes setores da organização.  

Vamos conhecer um pouco mais as ISO’s conquistadas pela Dynamox: 

Para que serve a ISO 9001? 

A ISO 9001 é do tipo Modelo de Conformidade. Isto é, ela dita as normas para o sistema de gestão da qualidade nos processos de uma organização. Desse modo, empresa certificadas por ela, sempre terá a mesma qualidade em todos os seus produtos ou serviços. Assim, alguns dos critérios para implementar essa certificação são: 

  • Padronização dos processos que envolvam o produto; 
  • Monitoramento dos processos para assegurar a qualidade, estabelecendo indicadores que podem ser de rendimento e falhas, por exemplo; 
  • Rastreabilidade dos processos; 
  • Inspeções regulares e ações de correção; 
  • Revisão periódica dos processos já estabelecidos; 
  • Documentação de todo o tipo de ação de revisão, monitoramento, inspeção, correção e padronização de dentro da empresa. 

Assim, uma empresa certifica possui um padrão de gestão de qualidade internacional, garantindo maior segurança aos clientes no que diz respeito ao padrão de seus produtos. 

Para que serve a ISO 27001? 

As normas da família ISO 27000 estão relacionadas ao Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). A 27001 é uma das mais conhecidas e a primeira do grupo. O conceito de segurança da informação está baseado em três principais atributos básicos: confidencialidade, integridade e disponibilidade. 

A certificação atesta, portanto, que a empresa segue um modelo adequado de estabelecimento, implementação, operação, monitorização, revisão e gestão de SGSI. 

Leia também: ISO 27001: como escolher um fornecedor de confiança (dynamox.net) 

Qual a importância da ISO 27018? 

A ISO 27018 está relacionada às práticas para proteção de dados pessoais em nuvem pública. Ela tem o objetivo de estabelecer diretrizes que regulamentem o controle do ambiente de armazenamento virtual. Além disso, fornece um conjunto de controles adicionais e orientações, de acordo com os princípios de privacidade. 

A norma tem o objetivo de auxiliar o provedor de serviços a atender às obrigações aplicáveis, bem como permitir que o processador de dados seja transparente. A certificação visa ainda prover aos clientes um mecanismo para o exercício de direitos e responsabilidades de auditoria e conformidade, tornando assim o armazenamento mais seguro, respeitando os princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade. 

Para que serve a ISO 27701? 

Esta norma é uma extensão da ISO 27001, incluindo os controles referente à privacidade dos dados. Assim, além dos controles previstos pelo Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), como a garantia da integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados, a ISO 27701 engloba também a questão da gestão da privacidade dos dados pessoais. 

A certificação atesta que a empresa segue normas definidas, minimizando os riscos de privacidade relacionados aos dados pessoais, seja ela na relação com o controlador ou com o processador dos dados. 

Além das ISOs, das certificações nacionais e internacionais, a Dynamox possui o RoHs – garantindo que nossos equipamentos não possuem substâncias perigosas acima dos limites especificados na legislação da UE. 

O que é RoHS (UE)?

A Restriction of Certain Hazardous Substances (RoHS) é uma diretiva adotada desde 2003 pela União Europeia que limita a presença de substâncias perigosas no processo de fabricação de produtos. Entre elas estão o cádmio, mercúrio, cromo hexavalente, bifenilos polibromados, éteres difenil-polibromados e, principalmente, o chumbo. O objetivo é evitar a contaminação do meio ambiente e a preservação da saúde humana em todas as etapas de produção: desde a fabricação até o descarte dos equipamentos. 

A Dynamox possui o selo RoHs. Isto significa que nossos sensores atendem os requisitos e possuem menos de 0,1% dessas substâncias na composição, o que os torna seguros à saúde e ao meio ambiente. 

As várias certificações demonstram o comprometimento da Dynamox com a excelência e a busca constante pela melhoria dos nossos serviços e produtos. Se você busca uma solução completa de monitoramento e ferramentas para gestão de ativos, entre em contato! Temos especialistas prontos para te ajudar a tornar a manutenção a sua maior aliada. 

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858