logo

Atmosferas explosivas: Dynamox recebe certificação AEX

13 de agosto de 2020
Atmosferas explosivas: Dynamox recebe certificação AEX

Solução de monitoramento contínuo de vibração agora também para áreas classificadas.

A Dynamox inicia 2019 com uma conquista para se orgulhar.

A solução DynaPredict, nosso principal produto, um data logger com sensores de aceleração e temperatura, acaba de receber a certificação AEX zona 0.

Equipamento certificado para Zona 0, também é certificado para as Zonas 1 e 2.

Entenda o que a certificação representa e porquê ela é um grande passo na relação da Dynamox com seus clientes.

Marcação AEX

A AEX (Atmosferas Explosivas) é uma regulamentação que testa e classifica dispositivos destinados à atuação em zonas com riscos de explosão.

Todo produto certificado para utilização em áreas explosivas, deve ser identificado em sua etiqueta indelével, com os símbolos que evidenciam sua aplicabilidade. Exemplo:

Solução DynaPredict:

“Ex” – Identifica o produto certificado para uso em área de explosão; “ma”: refere-se ao encapsulamento, equipamento com nível de proteção “muito alto” para Grupo I; “IIB”: equipamento aplicável em áreas do grupo IB e IIB (gases e vapores); “T6”: equipamento que apresenta o menor índice de temperatura de superfície (84°C); “Ga”: equipamento com nível de proteção “muito alto” para Grupo II (gases); “IP66”: equipamento com nível 66 de impermeabilização, conforme tabela (Protegido contra poeiras e jatos muito fortes de água). em processo de obtenção de certificação para IP68.

O que são as atmosferas explosivas?

A Norma ABNT NBR IEC 60079-0/2013 define como atmosferas explosivas:

“Mistura com ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, poeira, fibras, ou combustíveis suspensos os quais, após ignição, permitem autossustentação da propagação”.

Uma atmosfera explosiva é considerada “área classificada” quando as condições para autossustentação da propagação está presente em quantidades consideráveis para iniciar e sustentar a combustão explosiva.

Estes espaços classificados requerem uma série de cuidados específicos e especializados na aplicação de equipamentos elétricos e ou seus acessórios de diversas naturezas, todos com alguma possibilidade de agir como fonte de ignição.

Observa-se que a centelha não é indispensável para produzir explosão, o que pode ser alcançado pelo aquecimento de superfície, caso ele venha a atingir a temperatura de inflamação do gás, ou pó.

Logo, conhecer a temperatura de ignição (menor temperatura capaz de provocar combustão local) é de suma importância para aplicação de equipamentos certificados ex.

Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:

Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);

Comburente: que neste caso é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);

Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.

Áreas classificadas são encontradas em diversas setores industriais, como as de óleo e gás, petroquímico, sucroenergético, processamento e manuseio de grãos, entre outros.

MAIS SEGURANÇA PARA TODA OPERAÇÃO

Com a conquista da certificação AEX, a Solução DynaPredict amplia o seu escopo de atuação.

Com ela, a Dynamox ajuda a proporcionar ainda mais segurança para o seu maquinário e colaboradores.

O certificado de conformidade atesta que a solução DynaPredict está totalmente segura para ser aplicada em ambientes com misturas inflamáveis do Grupo I e II exclusivamente.

Assegurando assim, que o medidor de vibração e temperatura não será o foco de um incêndio nas áreas a que se aplica.

Isso significa que o sensor, ou seja, data logger, não possui uma fonte de ignição, ou que não emite substâncias que possam provocar uma explosão através de uma fuga, faíscas, ou sequer por temperatura elevada.


Somos excelência no que fazemos

  • isso-27001
  • gptw

Ficou com dúvida? Nós entramos em contato com você