logo

Blog

Monitoramento sem fio em raspadores de correias transportadoras 

23 de agosto de 2023

Os raspadores são ativos de uso essencial em correias transportadoras e, como o próprio nome sugere, são responsáveis pela limpeza de correias através da raspagem de sujidades. Normalmente são classificados em primários, quando no final da correia, secundários e terciários, dependendo do seu posicionamento. Sua manutenção correta está diretamente ligada ao bom desempenho de outros componentes da máquina e consequentemente na produção. 

Raspadores de correias transportadoras

Neste case de sucesso foi realizada a identificação da relação entre os níveis de vibração e os modos de falha dos raspadores. Estando entre os principais modos de falha de interesse, o desgaste e a desregulagem das lâminas de raspadores em correrias transportadoras. 

Correria transportadora
Raspador primário de correrias transportadoras

Soluções para manutenção

Esse processo de identificação foi realizado através das soluções de manutenção da Dynamox. Para isso foram utilizados sensores sem fio, dados de análise de vibração e dados de sensitiva, além da regra lógica para alerta automatizado.

Confira como cada solução atuou no projeto: 

Sensores sem fio

Para monitorar os raspadores foram utilizados sensores modelos HF+, sendo um em cada lado do raspador. O uso de dois sensores é importante para verificar se há diferença de rigidez nos dois lados do raspador, o que afeta diretamente nos níveis de vibração.   

fixação de sensores em de correrias transportadoras

Os sensores foram fixados com cola e configurados da seguinte maneira: coleta triaxial, coleta de telemetria a cada minuto e coleta espectral uma vez por dia, frequência máxima de 3200 Hz com 8192 linhas de resolução.   

transportadores de correia

Combinação de dados de vibração e dados de sensitiva (DYNASENS)  

O DYNASENS é o serviço da DYNAMOX que facilita a inspeção dos ativos pelo técnico no campo. Com esse serviço é possível estabelecer rotas e preencher checklists de monitoramento. Além do aplicativo próprio, essas informações podem ser integradas à plataforma.  

Para o caso dos raspadores, nas inspeções com o DYNASENS os técnicos preenchem os checklists informando o valor de espessura e sinalizando se houve troca ou regulagem da lâmina, além de informar o nível de criticidade do ativo quando necessário. 

DynaSens

VIBRAÇÃO & SENSITIVA   

Para avaliar os raspadores e validar o estudo, foi importante unir forças entre os sinais de vibração e as informações do DYNASENS. No exemplo à direita, os valores de espessura informados são cruzados com os dados de vibração. Nesse caso, também houve uma troca de lâmina, representada pela reta tracejada em verde.   

É possível perceber que no geral, níveis mais baixos de vibração representam uma espessura baixa da lâmina. Diferente do que se está acostumado, aqui elevações no nível de vibração é que indica condições melhores da lâmina e consequentemente condições melhores de raspagem.   

análise de vibração e sensitiva em raspadores de correrias transportadoras

Alerta

Cada raspador pode trabalhar com cargas diferentes, o que altera significativamente o nível de vibração, porém, o comportamento de tendência do sinal é mantido. Por essa razão, é interessante fazer o uso de métricas normalizadas e apresentar as condições do ativo por faixas de criticidade. Além disso, a visão das curvas nas três direções do sinal (vertical, horizontal e axial) permite que o analista perceba com mais detalhe a fonte dos comportamentos apresentados. 

Alerta dynapredict

Como conclusão desse estudo, foi identificada a possibilidade de otimizar as trocas dos raspadores e entender melhor em que momento e qual raspador precisa de atenção mais imediata. Estima-se que as lâminas de um raspador secundário chegam a sua meia-vida em 25 – 30 dias, sendo então já substituídos. Ao monitorar o comportamento dos sinais de vibração, esse intervalo de troca pode passar para 40 – 45 dias

Você pode encontrar mais casos como este no nosso blog. Leia também sobre Sensores Dynamox previnem defeito em rolamento.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858