Blog

Monitoramento de vibração em chute de transportadora de correia 

1 de setembro de 2023

O objetivo principal deste case é utilizar a tecnologia de sensoriamento sem fio da Dynamox, através do monitoramento de vibração, para detectar falhas em chutes de transportador de correia e acompanhar suas condições dinâmicas. 

Monitoramento de vibração em chute

Confira abaixo o estudo completo:

Equipamentos  

Para a realização deste estudo, foram utilizados dois equipamentos:

Transportador de correia 

Realiza o transporte de material das minas para instalações de processamento ou zonas de carga.

Chute  

Faz parte do transportador de correia que redireciona a trajetória do material.

transportadores de correia

Funcionamento  

Um chute de transferência é um componente de correia transportadora que permite a transição controlada de materiais entre correias ou equipamentos. Sua função é garantir que a transferência ocorra de maneira eficiente, minimizando derramamentos, reduzindo a geração de poeira e evitando desgaste excessivo dos equipamentos envolvidos.   

Este equipamento é projetado com um revestimento apropriado para guiar o material da forma mais suave possível, absorvendo o impacto de um grande volume de material. Assim, é possível gerenciar as forças de impacto sobre as correias, contribuindo para o desempenho geral e confiabilidade do sistema de transporte.   

Monitoramento de vibração em funcionamento

Monitoramento de vibração: problema

O impacto e atrito do material transportado com o revestimento do chute, causa sua degradação e/ou desprendimento, podendo causar problemas graves.   

Uma placa que se desprenda da estrutura do chute pode causar o entupimento do equipamento ou danificar a correia transportadora.  

Dentre as diversas falhas, duas delas precisam de uma atenção especial: (i) O desprendimento e/ou (ii) desgaste das placas de revestimento. 

Solução Dynamox  

A Plataforma Web Dynamox é o ambiente em nuvem, onde os dados registrados por DynaLoggers e coletados pelo App mobile ou Gateway são centralizados para análise, interpretação e prognóstico de falhas.  

Onze Dynaloggers da antiga geração (TcA) foram estrategicamente instalados na parte inferior e superior do chute para fazer o registro de vibração triaxial de cada local.  

Hoje a família Dynaloggers conta com novos modelos e diversos pontos de melhorais: o HF+, TcAg e TcAs. Sendo o TcAs o mais comumente recomendado para o chute. 

Dynasens  

O DYNASENS é o serviço da DYNAMOX que facilita a inspeção dos ativos pelo técnico no campo. Com esse serviço é possível estabelecer rotas e preencher checklists de monitoramento. Além do aplicativo próprio, essas informações podem ser integradas à plataforma.  

Utilizando este serviço os inspetores puderam registrar a condição do chute e sinalizar dentro da plataforma a necessidade de manutenção por meio de indicadores de criticidade. 

Estratégia de investigação 

Monitoramento de vibração em estratégias de investigação

Desprendimento das placas | O defeito   

Os parafusos que prendem as placas que revestem o chute foram desapertados propositalmente. 

Monitoramento de vibração: Desprendimento das placas

Desprendimento das placas | Sinal

A separação das placas do revestimento do chute provoca uma modificação na resposta vibratória da estrutura. Após a separação de uma ou mais placas, observa-se uma alteração na forma de onda da aceleração, caracterizada por uma maior presença de picos (impactos). 

Sinal de desprendimento das placas

Desprendimento das placas | Telemetria

É possível identificar que as métricas de RMS (Root Mean Square) da aceleração nas faixas de frequência de 500 a 1000 Hz e o valor de pico a pico global da aceleração são bons indicadores para detectar esse aumento na impulsividade do sinal.

Telemetria e, desprendimento de placas

 O gráfico apresenta os níveis de vibração com base nessas métricas em diferentes áreas do chute de transferência. A análise do gráfico revela que, para ambas as métricas, a presença de uma placa desprendida pode ser facilmente distinguida de uma placa em condições normais. Além disso, a diferença entre uma placa saudável e uma placa desprendida é mais proeminente quando se avalia o valor pico a pico em comparação com o RMS da aceleração. Contudo, cada região do chute deve ser analisada com base em seu histórico específico, pois os níveis de vibração entre cada região podem variar significativamente. 

Desgaste das placas | Dynasens

Pelos dados dos relatórios dos inspetores de manutenção no decorrer do tempo podemos determinar em que momento deve acontecer uma alteração no sinal de vibração.   

Desgaste de placas

Desgaste das placas | O cruzamento 

Ao cruzarmos os dados de criticidade dos relatórios da sensitiva com métricas clássicas, podemos identificar uma correlação. 

Monitoramento de vibração e desgaste das placas

Podemos também cruzar os dados da sensitiva com métricas mais avançadas como a energia ou centroide do Power Spectral Density (PSD). Estas métricas são menos ruidosas.

Monitoramento de vibração e desgaste das placas (1)

Desgaste das placas | Os diagnósticos 

A tecnologia de monitoramento de vibração da DYNAMOX é capaz de identificar regiões de alto desgaste ou sem placa de revestimento.  

Dessa forma é possível acompanhar a evolução dos desgastes e planejar as manutenções. 

Diagnóstico de desgaste de placas

A utilização da tecnologia de monitoramento de vibrações da Dynamox se destaca ao capturar alterações no comportamento dinâmico do chute de transferência de correias transportadoras, capturando tanto evolução dos desgastes no revestimento quanto afrouxamento de placas.  

A adoção do monitoramento remoto da condição de ativos, como o chute de transferência, reduz o número de ativos na rota de inspeção de campo, a presença de pessoas nas áreas operacionais e possibilita o planejamento estratégico da manutenção da planta. Essas ações promovem a segurança dos funcionários, aumenta a confiabilidade da planta e reduzir os gastos com manutenção. 

Você pode encontrar mais casos como este no nosso blog. Leia também sobre “Solução Dynamox identifica defeito em motor de agitador de célula”.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858