logo

Blog

Manutenção preditiva na Nexa gera uma economia de R$ 673.000,00 e 18 dias de produção 

25 de março de 2024

A solução de manutenção preditiva da Dynamox permite aos clientes, diversas vezes, trocar intervenções corretivas, por intervenções planejadas, economizando tempo, produtividade e dinheiro. Foi o que aconteceu em mais esse caso de sucesso da Nexa,  que conta com uma ótima equipe em seu CMA (Centro de Monitoramento de Ativos) aliada à Solução Dynamox. 

Manutenção preditiva - Solução Dynamox - ativo Nexa

Em Vazante/MG, o redutor principal do moinho de calamina da Nexa apresentava condições normais de operação. Porém, seus níveis de vibração estavam subindo, até que no dia 22/01/2024, chegaram ao nível de alerta A1 (atenção) na Plataforma Web. Nesta data, o time de preditiva da Nexa realizou uma análise detalhada da saúde do ativo.

Redutor – velocidade RMS

 Solução Dynamox - Redutor Nexa

Durante a análise, avaliou-se se houve alguma alteração nas condições operacionais do equipamento, como: taxa de alimentação, carga circulante, vazão de água, potência consumida, carga de corpos moedores e dados de temperatura do pinhão. Porém, nenhum desses parâmetros tiveram alterações significativas que pudessem contribuir com o aumento da vibração do redutor. 

Então, ao analisar o espectro de vibração, identificou-se um esforço de engrenamento e folga excessiva nos rolamentos dos mancais do eixo de saída. 

Espectro – Redutor principal

Solução Dynamox - Espectro

 Espectro em aceleração apresentando elevada quantidade de modulações na frequência de rotação de saída do redutor. 

Forma da onda – Redutor

Solução Dynamox - forma de onda

Gráfico de forma de onda – Autocorrelação

Solução Dynamox - Autocorrelação de onda

Autocorrelação em forma circular com 58 divisões, representando picos de impacto na coroa do eixo de saída do redutor.

 Solução Dynamox - pico a pico

Elevação linear em aceleração pico a pico. Após intervenção equipamento encontra-se em condição normal por análise de vibração. 

Prontamente, após realizar o laudo preditivo com o diagnóstico, a equipe da Nexa comprou o pinhão de saída, rolamentos e vedações, deixando os componentes disponíveis na unidade para realizar a intervenção. Além disso, no dia 25/01, foi realizada uma parada para inspeção no equipamento, onde se identificou que havia um desgaste superficial e prematuro do pinhão de saída.

Manutenção preditiva - Solução Dynamox - imagem Nexa - falha

Seguindo o acompanhamento da evolução do problema através dos gráficos da Plataforma Web, após os níveis de vibração chegarem ao nível de alerta A2, chegou o dia planejado pela Nexa para uma intervenção programada: 22/02/2024. Neste momento, a equipe realizou a substituição dos itens orientados no laudo (pinhão de saída, rolamentos e vedações).  

Solução Dynamox - Velocidade RMS falha

O trabalho do time de manutenção foi eficiente e a intervenção efetiva evitou a quebra do redutor, reduzindo sua vibração de 14 mm/s para 1,5 mm/s, levando-o novamente para suas condições normais de operação. 

 Solução Dynamox - Velocidade RMS pós intervenção
Manutenção preditiva - Solução Dynamox - imagem Nexa

Se não houvesse a intervenção planejada e os rolamentos tivessem quebrado, todo o engrenamento, mancais e carcaça do ativo poderiam ter sido danificados. Além disso, poderia haver danos em componentes secundários, como no motor elétrico e pinhão.

Solução Dynamox – Manutenção preditiva

Confira agora um comparativo entre a intervenção programada que ocorreu e como poderia ser o cenário contrário, dependendo apenas da intervenção corretiva:                 

Ou seja, a equipe da Nexa, junto à solução Dynamox, conseguiu uma economia de R$ 673.000,00 e de 18 dias de produção. Esse foi mais um excelente caso de sucesso. Por isso, parabenizamos a equipe de manutenção preditiva da mineradora, representada pelo Arley Bruno, Flávio Rosa e Lucas Maia, que realizaram este trabalho. 

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858