logo

Blog

Falha mecânica em fábrica de papel

9 de novembro de 2022

Imagine ser a maior produtora e exportadora de papel do país e começar a ter problemas com máquinas críticas da sua produção? Esse foi um contratempo vivido pela equipe de manutenção da Klabin que, por sua vez, apostou no acompanhamento da vibração de ativos como importante aliado na identificação antecipada de anomalias, evitando maiores prejuízos. 

A verdade é que ter a produção afetada em decorrência de falhas no maquinário ainda é algo recorrente no chão de fábrica de muitas empresas.

A partir dos avanços tecnológicos da Indústria 4.0, esse tipo de problema costuma ser tratado com o monitoramento da máquina.

Nesse caso, são utilizadas aplicações que permitem o acompanhamento remoto do ativo durante o seu funcionamento.  

O sensoriamento de motores e a análise detalhada dos gráficos de tendência da Plataforma DynaPredict foi a opção escolhida para reverter a situação das máquinas da exportadora de papel.

A seguir, entenda como o equipamento vinham perdendo a capacidade de operação e acarretando altos prejuízos financeiros com ações corretivas não programadas. Confira! 

Falha mecânica em fábrica– motor da planta de caustificação 

Com o sensor sem fio acoplado no acionamento do motor, foi identificada a mudança de comportamento em um dos motores da planta de caustificação, etapa de recuperação química do licor branco utilizado no cozimento dos cavacos no digestor. 

Através dos dados obtidos, visualizou-se no gráfico de análise espectral da plataforma web algumas alterações nos níveis de vibração.

Após testes, foi identificado o desalinhamento por conta do pé traseiro e torção da carcaça. 

Já com a anomalia identificada, a equipe de manutenção partiu para a correção de alinhamento com calço no pé do motor, baixando consideravelmente o nível de vibração da máquina de 7mm/s para 2,7mm/s, atuando agora em condições ideais. 

Falha Operacional – bomba do misturador de cloro na planta de branqueamento  

A partir da análise de tendência, notou-se um aumento nos níveis de vibração da bomba do misturador de cloro. Ficou claro que as condições de operação não estavam adequadas por conta do alto nível de vibração e comportamento inadequado do equipamento.  

Com a identificação da operação incorreta e uma visita a campo, foi solicitada a baixa do vapor do misturador, onde a situação foi normalizada e a máquina voltou a operar em níveis aceitáveis.

Em ambos os exemplos é possível identificar como a evolução de tendência direciona ações de manutenção e correção assertiva de anomalias, evitando uma falha irreversível.

Contudo, perder o timing nesse tipo de defeito pode gerar perda do equipamento, paradas de produção e prejuízos avaliados em milhões por dia.

Resultados obtidos

O monitoramento remoto com sensores sem fio, junto as análises detalhadas na Plataforma DynaPredict foi o ponto chave para a identificação de falhas nas plantas da fábrica que poderiam ocasionar paradas inesperadas nos ativos usados.

A partir do acompanhamento remoto e online das máquinas, a coleta de dados obtida pelos sensores permitiu a rápida atuação tanto em falhas mecânicas quanto operacionais.

Ao mesmo tempo, a ação reduziu consideravelmente os custos de manutenções.

Para Flávia Fontoura, Inspetora de Manutenção, “a facilidade de instalação e a identificação de dados são pontos muito fortes da tecnologia. Além disso, os gráficos são completos e permitem que as análises sejam feitas diretamente na plataforma.”

E continua, “o monitoramento remoto aumentou a disponibilidade das máquinas, assim como o aumento de manutenção preditiva ao invés de corretiva.” destaca.

Atualmente, a exportadora de papel monitora 2242 equipamentos com DynaLoggers.

A parceria segue firme na busca por maior disponibilidade das máquinas, atendendo o propósito da Dynamox: segurança para pessoas, confiabilidade e previsibilidade para ativos. 

Por fim, continue navegando e acesse outros cases para saber mais sobre os benefícios da Solução DynaPredict na sua indústria. 

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858