logo

Indústria de metais investe em monitoramento de laminadores

25 de fevereiro de 2022
Indústria de metais investe em monitoramento de laminadores

Uma das fabricantes de cabos elétricos e vergalhões de alumínio da América Latina agora conta com a tecnologia dos sensores sem fio focados na manutenção preditiva em seus equipamentos da unidade de Barcarena, no Pará.

Na unidade, 4 laminadores apresentavam problemas e quebras recorrentes, principalmente nos cabeçotes do equipamento.

Por isso, sensores do modelo DynaLogger HF foram instalados nos cabeçotes dos laminadores da fábrica, para monitoramento on-line, aumentando a confiabilidade da máquina com segurança e assertividade, por meio da coleta de dados contínuos de vibração e temperatura do equipamento.

Na operação, os laminadores são responsáveis pela transformação do alumínio primário em vergalhões e vigas, confeccionando os materiais. 

O desgaste de componentes deste equipamento afeta diretamente o funcionamento da máquina e consequentemente a produção da fábrica.

Esse tipo de falha, resulta em paradas não programadas, ações corretivas e, portanto, prejuízos financeiros.

No caso destes laminadores, os cabeçotes apresentavam anomalias relacionadas à vida útil da peça, prejudicando a compressão e o tracionamento dos metais.

Com a aplicação dos sensores em cabeçotes e motores, foram identificados eventos de desvios, fator que auxiliou a equipe de manutenção na antecipação de falhas.

Pontos fortes do uso dos DynaLoggers nos laminadores

Investindo cada vez mais em tecnologias que aumentam a produtividade e vida útil de seus ativos, a equipe técnica de preditiva observou vários pontos positivos após a aplicação dos sensores sem fio para monitoramento remoto em seus laminadores.

Entre eles, chamam a atenção, a resistência do sensor em ambientes agressivos, considerando que os laminadores operam em temperaturas elevadas.

Todos os sensores da Dynamox possuem certificação do Inmetro para operar em ambientes com poeiras e demais componentes com grau de proteção IP66 e IP68 até zonas classificadas como 0 (explosivas) ou 20 (poeiras).

Além disso, a velocidade e facilidade de acesso aos dados coletados das máquinas se destacaram no desempenho e na centralização para análise posterior e a realização de prognósticos de falha.

Esse processo permite uma avaliação mais detalhada e assertiva, dada a veracidade das informações para tomada de decisão.

Isso tudo, sem contar os Dashboards, painéis de gestão da Plataforma DynaPredict Web, local onde é possível visualizar gráficos interativos e personalizados de acordo com a máquina monitorada.

No caso dos laminadores, a medição de temperatura, velocidade e aceleração RMS triaxial são apresentados no gráfico, captando alterações no padrão de operação da máquina, sinalizando o surgimento ou evolução de falhas.

Todo esse processo integrado, garantiu a segurança dos técnicos que tinham contato direto com a máquina desde a análise, a coleta e reparos, dando dinamismo entre dados coletados e a tomada de decisão em tempo hábil.

Além disso, o principal benefício é o início da jornada para o aumento da vida útil dos laminadores, restaurando assim a produtividade do equipamento.

Segundo Marcelo Nascimento, Engenheiro Mecânico da companhia, “é surpreendente a atuação dos sensores Dynamox em temperaturas elevadas, sendo o único que aguentou o tranco dos nossos laminadores”.

Ele pontuou também que “o índice de troca de peças diminuiu bastante, o que reduziu as necessidades de alto estoque e reforçando a possibilidade de espalhar o uso para outros equipamentos da companhia”, destaca.

Para o estagiário de Engenharia Mecânica, Yan Lima, que participou ativamente do projeto, “o uso de sensores de vibrações com coleta de dados automática, via gateways, com interface web possibilitou analisar dados on-line para realizar diagnósticos e aumentar a disponibilidade das linhas de laminação, minimizando paradas não programadas”.

A Dynamox sabe que é de extrema importância contar com feedbacks positivos como este, pois reforçam nosso empenho em atender da melhor forma todo e qualquer tipo de cliente, dos mais variados setores industriais, por meio de inovação, segurança e assertividade.

Confira outros cases de sucesso em nosso blog e entre em contato. 

Leia também a matéria sobre os investimentos em inovação e modernização feitas pela fábrica, disponíveis no site Rede Pará.

Leia mais sobre a Solução DynaPredict aqui!


Somos excelência no que fazemos

  • isso-27001
  • gptw

Ficou com dúvida? Nós entramos em contato com você