logo

Blog

Como formar equipes de manutenção de alta performance

14 de agosto de 2020

CONTRATE DEVAGAR E DEMITA RÁPIDO! Essa máxima também vale para a formação de equipes de manutenção.

Ter um processo de seleção e contratação estruturado, com a descrição da função, o que é esperado do candidato em termos de formação e qualificação é somente um ponto de partida.

A ele são somados testes, dinâmicas e entrevistas para a escolha do melhor candidato.

Os treinamentos teóricos e a aplicação prática vêm normalmente a partir da integração do novo colaborador e a Norma NR-12, que trata dos procedimentos de segurança do trabalho é o texto da legislação de conhecimento mandatório para os gestores da produção e manutenção.

A ciência dos riscos a que o colaborador está em exposição na sua função. Bem como, quais equipamentos de segurança são indispensáveis no exercício das atividades diárias são igualmente parte das orientações necessárias.

A EQUIPE DE MANUTENÇÃO É O ITEM DE CUSTO (INVESTIMENTO) MAIS REPRESENTATIVO

Em seu Documento Nacional 2017, a ABRAMAN, destaca o custo relativo de pessoal próprio como o item mais representativo do orçamento da manutenção industrial, seguido de materiais de uso para a execução do trabalho e de contratações terceirizadas.

Em contratações também haverá técnicos e gestores responsáveis pelo planejamento e execução da manutenção terceirizada, quer dizer, mais pessoas envolvidas.

A experiência mostra que quem executa as tarefas, lida diariamente com as atividades inerentes à sua função, acaba se tornando a melhor referência em conhecimento específico e, por isso, importante fonte para a sugestão de melhorias.

Se seu gestor for capaz de incentivar essa interação por meio do apoio diário, da liderança pelo exemplo, se souber ouvir, motivará a sua equipe a se engajar, a colaborar com setores interdependentes para melhorar continuamente, evitando desperdícios, reduzindo riscos, aumentando a produtividade e, claro, a satisfação de cada membro da equipe.

Como formar equipes de manutenção de alta performance

Numa equipe de manutenção, as competências técnicas são muito importantes, seu reforço e treinamento contínuo necessários.

Mais do que competências técnicas, o gestor deve ter a habilidade de reconhecer os comportamentos dos indivíduos da sua equipe.

Afinal, de nada adianta competência técnica se não houver comprometimento com a execução segura, correta e ágil de cada tarefa.

Se não houver o compromisso e o encorajamento de apontar oportunidades de melhoria e mesmo com a necessidade de apoiar o colega cujo entendimento da atividade carece de esclarecimentos não se chegará ao melhor desempenho.

SEGURANÇA DO TRABALHO

A Norma Regulamentadora NR-12 e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

É uma norma extensa que deve fazer parte das diversas fases de uso dos equipamentos, seja ainda em projeto, utilização e fabricação em todas as atividades econômicas.

Não basta, no entanto, que as pessoas tenham acesso e conhecimento das normas, regras e documentos descritivos.

Há a necessidade de verificação contínua do gestor para assegurar que as boas práticas estejam assimiladas pelos colaboradores e efetivamente aplicadas as suas tarefas diárias.

Afinal, o colaborador é um ser humano, que tem (ou não) motivação de adotar as melhores práticas.

O QUE PODE SER MEDIDO PODE SER MELHORADO

Assim dizia o guru da administração Peter Drucker. Isso vale para o desempenho de qualquer setor e suas equipes de trabalho. Portanto, o trabalho deve ser mensurável e, para isso, é necessário decidir o que medir, quais métricas ou indicadores são relevantes para a equipe de manutenção.

Quais os indicadores-chave do departamento e seu desdobramento para cada integrante de equipe. Além disso, essas medições devem ser de conhecimento do setor e entre departamentos interdependentes.

Os indicadores-chave da organização e da direção específica estarão refletidos e desdobrados em indicadores que os apoiam, em todos os departamentos relacionados àquela função diretora, inclusive a de manutenção.

Indicadores bem definidos geram o foco naquilo que realmente importa!

COMO EXERCER O PAPEL DE LÍDER NA GESTÃO DA MANUTENÇÃO?

Um trabalho bem feito é aquele que possui segurança, eficiência e dentro da qualidade esperada.

Isto é, todo o trabalho realizado não deve sem causar acidentes ou incidentes, para as pessoas e para o meio ambiente. Além disso, deve usar o mínimo de recursos possíveis, seja pessoas, tempo, materiais, etc.

Outro ponto importante é que ele seja correto já na primeira vez, evitando retrabalho.

líder se envolve quando há um problema, apoia, orienta e auxilia a resolver problemas. Ele também tem o papel de coach que prepara seu time para vencer.

Neste papel, o líder orienta e treina sua equipe, se comunica e trabalha a sua motivação.

O líder também tem a função de autoridade que faz com que cada indivíduo da sua equipe assuma as responsabilidades por suas atividades.

Não significa xingar, gritar ou ameaçar mas, sim, provocar o comprometimento em cada indivíduo para que a equipe entregue as suas metas de forma contínua.

O papel do líder é fundamental no processo de formar a equipe de manutenção

O papel de líder, na gestão da manutenção, pode e deve incluir a busca por soluções que melhorem a produtividade da equipe, que aumentem a segurança de inspeções rotineiras e que agreguem valor ao trabalho da equipe.

Pensando em produtividade, segurança e qualidade, a Dynamox desenvolveu a solução, um dispositivo bluetooth para facilitar a vida de gestores e equipes de manutenção. Saiba mais!

Solução Dynamox

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858