logo

Blog

Análise de vibração em perspectivas diferentes

8 de julho de 2022

Atualmente existem formas diferentes de coletar e realizar a análise de vibração em equipamentos rotativos. Isso não é novidade, o que queremos trazer é sobre a confiabilidade e assertividade das formas de medir a vibração.

Existe uma desconfiança entre uma medida off-line e outra on-line com sensores cabeados versus sensores sem fio também com medições on-line ou off-line.

Nossa proposta é desmistificar este paradigma e comprovar que há compatibilidade entre níveis de vibração, suas frequências e ainda salientar os aspectos e formas que agregam para o analista ter segurança em aplicar seu diagnóstico.  

Na Usina de Serra Norte, da Vale, através do laudo de Inspeção Preditiva realizado, foi possível colocar em prática a proposta de comparação entre as coletas com sensores cabeados e sem fio. Nesta oportunidade detectamos uma série de falhas de folga mecânica em uma Bomba de Selagem Hidrodinâmica. 

COMPARATIVO ANÁLISE DE VIBRAÇÃO: PERSPECTIVAS DO SISTEMA CABEADO VERSUS SEM FIO  

Analisando a Bomba de Selagem Hidrodinâmica na Usina de Serra Norte, utilizando os dois sistemas cabeado e sem fio, pode ser observado através da coleta no ponto 3 da bomba o espectro em velocidade (mm/s) com a presença de harmônicas do RPM.

Segue abaixo, comparativo entre a figura 1 (a) e (b) que representam os espectros evidenciando as amplitudes e harmônicas na frequência de rotação com maior excitação para frequência 178Hz que é proveniente da passagem de pás, bem como a frequência referente ao elemento elástico do acoplamento de alta rotação.    

Figura 1. (a)
Figura 1. (b)

Para comparação e confirmação do diagnóstico de folga seguido de um desalinhamento segue a ferramenta de análise da autocorrelação dos sistemas cabeado e sem fio figuras 2 (a) e (b). 

Figura 2. (a)
Figura 2 (b)

Não menos importante seguem as tendências dos valores globais figuras 03. (a) (b) que proporcionam a detecção prévia de uma anomalia. Pode-se avaliar a evolução da falha nas duas formas de medir. Ressalvo a importância de um sistema triaxial, pois possibilita monitorar a resposta da máquina nos três sentidos sem aumentar o tempo de coleta em relação ao sensor uniaxial.

Outra característica essencial é poder conciliar aspectos físicos do sistema ao número elevado de amostragem, ou seja, como é do conhecimento, as máquinas sofrem várias interferências de processo, intempéries e humanas. Assim, quanto maior a frequência de coleta, mais possibilidade de visualizar qualquer alteração da máquina.     

Figura 3.(a)
Figura 3 (b)
Figura 3. (c)

ANÁLISE DOS RESULTADOS APÓS O REPARO DO EQUIPAMENTO UTILIZANDO A SOLUÇÃO DYNAMOX

O diferencial da solução Dynamox é possuir ferramentas de análise e diagnóstico que mostram antes e depois da intervenção mecânica, apontando o que resultou na troca do elemento elástico e no alinhamento do conjunto motor e bomba. 

Técnica de envelope (antes / depois) 

Forma de onda envelope (antes / depois)

Figura 05

Forma de Onda Circular da Autocorrelação (antes / depois) referente ao elemento elástico com desgaste do acoplamento de alta rotação. 

Figura 06

Espectro em velocidade (antes /depois) 

Forma de onda linear (antes / depois)

Técnica Cepstrum (antes/depois)  

Tendência Contínuo (antes /depois)

Cascata 3D (antes/depois)   

DIFERENCIAL DA DYNAMOX NA VIBRAÇÃO  

A Dynamox oferece um sistema de monitoramento contínuo. Os dados obtidos pelos dataloggers são armazenados em nuvem e analisadas pelos algoritmos da Plataforma Dynamox que emite alertas (A2) quando o ativo atinge níveis críticos, alertando para gravidade das condições de funcionamento dos ativos monitorados mediante e-mail. Outro ponto fundamental do sistema sem fio é a possibilidade de retirar o homem de locais de risco, aumentando sua segurança no ambiente de trabalho.  

Salientamos o fato de não haver a necessidade de se investir em grandes infraestruturas para a implementação do sistema de monitoramento contínuo, trazendo uma redução de custos de operação. Por fim, a possibilidade de os sensores serem instalados em locais de difícil acesso traz vantagens no monitoramento de ativos.   

CONFIABILIDADE, PREVISIBILIDADE E ASSERTIVIDADE: VANTAGENS DA SOLUÇÃO DYNAMOX 

A Solução Dynamox oferece um sistema robusto e repleto de ferramentas que contam com atualizações periódicas, assim a tomada de decisão e o planejamento de manutenção acontecem de forma mais previsível e assertiva, viabilizando a confiabilidade, integridade e desempenho dos ativos industriais.  

Por contar com um sistema de monitoramento contínuo triaxial, a quantidade de amostras coletadas pelos Dynaloggers é muito superior à dos sistemas de monitoramento off-line convencionais, que dependem diretamente da disponibilidade de medição dos técnicos. A solução de monitoramento oferecida pela Dynamox conta com medições automáticas em intervalos de 1 a 60 minutos. Um exemplo seria uma parametrização de coleta a cada 30 minutos, totalizando 432 amostras por dia.  

Como podemos observar, a medição de vibração com sensores cabeados (offline) e sensores sem fio demonstraram equivalência em amplitude e frequência, com isso podemos desmistificar as interpretações errôneas. No universo da manutenção preditiva é importante obter um sistema adequado, que possibilite ferramentas de detecção e análise para que as tomadas de decisões sejam sempre assertivas.   

Conheça mais as funcionalidades da Solução Dynamox, baixando o ebook “3 formas de detecção de falhas e gestão de ativos industriais”.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858