logo

Blog

Sensores da Dynamox recebem certificação do Inmetro

8 de março de 2021

Certificação Inmetro: esta é a segunda certificação para atmosferas explosivas que a Dynamox conquistou. A primeira, em 2019, foi para gases e vapores, em Zona 0 e, agora, poeiras, em Zona 20.

Os sensores, DynaLoggers TcA+, HF e AS, estão certificados pelo Inmetro para operar em ambientes com poeiras em zonas classificadas.

Ficou comprovado, por meio de testes, que os sensores de vibração e temperatura podem funcionar com até 200 mm de camada de poeira.

Indústrias dos setores de mineração, produção de grãos, entre outros que geram grande quantidade de poeira, podem monitorar seus equipamentos com os DynaLoggers com total garantia de segurança.

Em 2019, os sensores wireless foram testados em ambientes com gases e vapores e receberam certificação de conformidade que atesta que são seguros para aplicação em ambientes com misturas inflamáveis do Grupo IIB, inclusive em Zona 0 (exposição contínua à mistura inflamável).

Dessa forma, os três modelos de sensores ainda apresentam Grau de Proteção IP66, que certifica que os equipamentos são resistentes a poeiras e jatos fortes de água, e IP68, com ensaio de proteção suportando coluna d’água de 2 metros.

“A conquista de mais uma certificação garante aos nossos clientes ainda mais segurança e confiança na qualidade dos nossos produtos.

Estamos constantemente buscando inovação das nossas soluções e adequação às normas de segurança vigentes no Brasil e em todos os países para os quais exportamos nosso hardware. Por isso, estamos felizes com mais essa conquista”, destaca Guillaume Barrault, CEO da Dynamox.

Os cases dos sensores são construídos em Lexan®, policarbonato com alta resistência à impacto e temperaturas elevadas, os DynaLoggers têm vedação eletrônica totalmente resinada.

Isto é, mesmo com alta performance e segurança, os sensores pesam entre 46 e 67 gramas, possuem design inovador e alta durabilidade.

Certificação Ex

As Certificações foram emitidas conforme requisitos da avaliação de conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas explosivas, descritos nas Portaria do Inmetro nº 179, de 18 de maio de 2010, nº 270, de 21 de junho de 2011, e nº 89, de 23 de fevereiro de 2012.

Os DynaLoggers apresentam duas marcações de segurança referentes às certificações:

Certificação Poeiras

Certificação poeiras - significado da marcação.

Certificação Gases e Vapores

Certificação Gases e Vapores - Significado da marcação

Proteção IP

Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) definiu norma com padrão internacional que diz respeito ao nível de proteção de dispositivos eletrônicos contra líquidos e sólidos, como água e partículas de poeira.

No Brasil, a regulamentação se dá pela Norma da ABNT NBR IEC 60529, Graus de Proteção Providos de Invólucros, que segue padrões idênticos aos internacionais. Assim, os DynaLoggers possuem dois níveis de proteção IP66 e IP68.

IP66

IP: Código de Proteção Internacional

6: Totalmente protegido contra poeira

6: Proteção contra jatos potentes de água


IP68

IP: Código de Proteção Internacional

6: Totalmente protegido contra poeira

8: Proteção contra imersão contínua (2 metros de coluna de água)

Nos processos de certificação, a Dynamox conta com a parceria da NCC Certificações. Isto é, um órgão que é o OCP (Organismo de Certificação de Produto) que representa a empresa junto às agências reguladoras nacionais.

Desse modo, os novos sensores já chegam para os clientes com as siglas das certificações conquistadas em uma das faces. Bem como, a garantia de segurança que fica explícita para todos que entram em contato com o produto.

Conheça a Solução Dynamox e como ela pode auxiliar a manutenção preditiva em atmosferas explosivas.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858