Blog

Detecção de falha em Veículo Fora de Estrada evita parada não planejada na Vale

4 de junho de 2024

A detecção da falha no engrenamento da bomba de elevação e arrefecimento dos freios de um veículo fora de estrada evitou enormes transtornos. Confira!

No cenário da mineração, a confiabilidade e a eficiência dos veículos fora de estrada são cruciais para uma operação contínua e segura. Entre os componentes importantes desses veículos, está a bomba de elevação e o sistema de arrefecimento dos freios. Ambos, operam sob condições extremas de carga e temperatura. Por isso, a proposta do monitoramento contínuo deste equipamento é antecipar as anomalias e imputar ações preventivas. Garantindo, dessa forma, a confiabilidade operacional, segurança do ativo e dos colaboradores na condução do equipamento.

Neste contexto, a implementação de sensores de vibração sem fio da Dynamox surgiu como uma solução eficiente. Instalados em locais de difícil acesso, esses sensores proporcionam uma vantagem significativa ao eliminar a necessidade de paradas para coleta de dados. Assegurando, assim, um monitoramento remoto e contínuo.

Confira, nas fotos a seguir, o local onde foi instalado o sensor responsável pela coleta de dados deste caso de sucesso. Como a fixação ocorreu dentro do tanque, no motor hidráulico, para diagnosticar uma falha sem o sensor Dynamox neste local, seria necessário drenar o óleo hidráulico do tanque e abrir uma janela de inspeção posicionada em sua frente.

caminhão fora de estrada

Uma falha na bomba de elevação da báscula e arrefecimentos dos freios, caso não detectada com antecedência, pode causar um baixo rendimento do veículo ao realizar o levantamento da báscula. Além disso, pode causar alta temperatura e baixa pressão do fluxo de óleo. Quadro que resultaria em falha no arrefecimento dos freios, baixa performance do equipamento ou parada imediata do ativo.

Leia também: Veículos fora de estrada: principais falhas nestes ativos (dynamox.net)

Detecção da falha no engrenamento da bomba de elevação e arrefecimento dos freios

Neste caso, a equipe de manutenção preditiva da Vale, após instalar os sensores Dynamox, verificou na Plataforma Web que havia uma vibração anormal da frequência de engrenamento da bomba, indicando uma falha.

Dessa forma, com o laudo de preditiva, a equipe de gerência de manutenção de equipamentos de mina solicitou a inspeção e o alinhamento da bomba dentro do tanque.

Confira o espectro de vibração antes da manutenção realizada:

espectro

No espectro, observando os picos de vibração, detectou-se um comportamento anormal da frequência de engrenamento da bomba, indicando a falha no engrenamento.

Durante a inspeção realizada após a abertura da janela do tanque, detectaram-se as seguintes condições:

Desalinhamento da bomba:

desalinhamento

E contaminação do óleo hidráulico:

 contaminação do óleo

Após a manutenção, os técnicos verificaram os dados de vibração novamente na Plataforma Web. Constatando-se, assim, que o ativo voltou a operar normalmente:

 falha no engrenamento da bomba de elevação - espectro depois da manutenção

A equipe da Vale da Mina do Sossego garantiu, assim, junto à tecnologia da Dynamox, que o veículo fora de estrada retomasse suas operações. Além disso, evitou-se uma falha catastrófica graças ao monitoramento contínuo e manutenção eficiente.

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rua Coronel Luiz Caldeira, nº 67, bloco C - Condomínio Ybirá Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88.034-110 | Telefone: +55 48 3024-5858