logo

Blog

ISO 55000 e o monitoramento contínuo de ativos

14 de agosto de 2020

O grupo de normas ISO 55000 requer atenção especial dos responsáveis pela implementaçãomanutenção e melhoria da gestão de ativos.

A ISO é uma organização com objetivo de estabelecer padrões internacionais por meio de normas técnicas, procedimentos e processos, a fim de promover boas práticas de gestão e avanço tecnológico.

Dentre sua extensa gama de normas, encontra-se a “ISO 55000”, referente à gestão de ativos, lançada em 2014.

A importância da gestão de ativos envolve criação de valor e diminuição de riscos de um negócio.

Dessa forma, o grupo de normas ISO 55000 padroniza procedimentos e políticas para uma gestão eficiente dos ativos, a fim de garantir que esses objetivos sejam alcançados.

A norma — aplicável a todos os tipos de organizações — está estruturada da seguinte forma:

  • ISO 55000: dispõe sobre os fundamentos básicos da gestão de ativos;
  • ISO 55001: aborda os requisitos para implementar o sistema de gestão de ativos e;
  • ISO 55002: determina diretrizes para colocar em prática a ISO 55001.

A ISO 55000 E O SISTEMA DE GESTÃO DE ATIVOS

O sistema de gestão de ativos envolve políticas, planos e processos empresariais integrados a fim de garantir uma gestão efetiva dos ativos.

As organizações certificadas com a ISO 55000 se estruturam para promover melhoria contínua e criação constante de valor a partir dos seus ativos. Isso se dá com a gestão do custo, do desempenho e dos riscos associados aos ativos.

OS REQUISITOS PARA IMPLEMENTAR UM SISTEMA DE GESTÃO DE ATIVOS

A ISO 55001 dispõe os seguintes requisitos para implementar um sistema de gestão de ativos:

  • Contexto da Organização: determinar como a estratégia organizacional auxilia o sistema de gestão de ativos. É preciso um plano que delineie os objetivos do sistema de gestão de ativos e sustente as metas da organização.
  • Liderança: definir o papel e responsabilidades dos gestores que controlam o sistema de gestão de ativos. Devem garantir que o sistema seja compatível com a direção estratégica da organização e que esteja integrado com os processos.
  • Planejamento: especificar como serão alcançados os objetivos da gestão de ativos, atentando-se aos riscos e oportunidades. Neste ponto, se desenvolve o plano estratégico para gestão dos ativos, considerando, principalmente, seu ciclo de vida, os riscos e prioridades da organização, informações e conhecimentos necessários, além de ferramental especial para a manutenção do ativo.
  • Suporte: considera os recursos e competências para estabelecer, melhorar e manter o sistema de gestão de ativos. Para tanto, é preciso garantir que os colaboradores envolvidos tenham conhecimento, habilidades e experiência nas suas funções.
  • Operacionalização: garantir a eficiência do sistema de gestão de ativos para alcançar os resultados estabelecidos. Envolve políticas de gestão, padrões técnicos, planos e processos.
  • Garantir a operacionalização inclui controlar mudanças ao plano de gestão de ativos e realizar frequentemente análises de riscos.
  • Análise de Performance: otimizar a eficiência do sistema de gestão de ativos, aplicando métodos de monitoramento, mensuração e análise. Assim, indicadores de performance medem a eficiência, podendo ser quantitativos, qualitativos ou financeiros. Por isso, a análise de performance envolve a gestão de riscos e oportunidades.
  • Melhoria: aperfeiçoamento contínuo do modelo de gestão de ativos, melhorando performance e agregando valor. Então, é necessário identificar, evitar e prevenir falhas na operacionalização de forma a garantir a constante melhoria do sistema.
Ciclo PDCA

PORQUE CONHECER E ADOTAR A ISO 55000

Empresas e indústrias sempre buscam estar a frente de seu mercado e uma gestão de ativos eficiente vem se tornando uma vantagem competitiva para a sustentabilidade do negócio.

Ao incorporar os requisitos da ISO 55001, as organizações conseguem aperfeiçoar os seguintes itens:

  • Gestão de riscos e oportunidades
  • Uso dos ativos: ampliação da sua vida útil, redução de custos e melhor ROI
  • Planejamento estratégico
  • Qualidade de produtos e serviços
  • Segurança nas atividades e processos.

Essas são apenas algumas vantagens representadas pela norma.

A empresa não precisa possuir o certificado para utilizar as boas práticas determinadas pela ISO 55001. E, dessa forma, promover um sistema de gestão de ativos eficiente, garantindo a melhoria contínua e geração continuada de valor dos ativos.

O PAPEL DA MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DE ATIVOS

Quando a gestão eficiente de ativos ganha reconhecimento do seu papel estratégico nas indústrias, a gestão da manutenção se torna ainda mais relevante.

A manutenção contribui diretamente para a confiabilidade e disponibilidade dos ativos bem como para a qualidade da produção.

O monitoramento contínuo da condição de ativos industriais, fator disposto na ISO 55000, otimiza o processo de manutenção, permite detectar falhas, prevenir acidentes, facilita o planejamento de ações e influencia as oportunidades de melhoria da organização.

Além disso, a norma também aborda a importância da análise contínua de dados dos ativos a fim de avaliar se os resultados esperados estão sendo alcançados.

Assim, é possível facilitar o processo por meio de soluções de manutenção preditiva. Estas que realizam coletas de dados e fornecem diagnósticos do funcionamento dos ativos de forma contínua.

Um bom exemplo prático é a Solução Dynamox que permite o monitoramento contínuo e coleta de dados de vibração e temperatura de ativos, incluindo a análise espectral.

Solução Dynamox

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos


Compartilhe:

Twitter
LinkedIn
Facebook

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

Não perca as novidades e atualizações da Dynamox

Dynamox S.A

Rod. SC-401 600, km 01, R. Parque Tecnológico Alfa, Módulo 05 - João Paulo, Florianópolis - SC, 88030-909 | Telefone: +55 48 3024-5858