O que é a Gestão de Desempenho de Ativos?

19 de maio de 2023
O que é a Gestão de Desempenho de Ativos?

A gestão de desempenho de ativos, ou asset performance management em inglês, trata-se do processo capaz de monitorar o desempenho físico dos ativos baseado em parâmetros e dados, que uma vez analisados, levam à tomada de decisão assertivas.

Em outras palavras, estamos falando do acompanhamento do comportamento e performance do ativo, baseado em parâmetros que vão nos dizer se ele está performando bem ou não, e possibilitar ações embasadas para otimizar o desempenho.

A gestão de desempenho de ativos através de dados operacionais, baseados no comportamento em tempo real e histórico nos ajuda a analisar e identificar oportunidades para melhorar justamente o desempenho dos ativos.

Esse processo normalmente emprega um encadeamento digital durante todo o ciclo de vida do ativo, ou seja, o processo se inicia quando um ativo está ainda no estágio de projeto e continua durante toda a sua operação, a qual idealmente deve-se ser monitorada visando confiabilidade, disponibilidade e segurança.

O APM moderno combina práticas tradicionais de gerenciamento de ativos com novas tecnologias digitais, aliada, por exemplo, à Inteligência Artificial (IA), simulação avançada e também com o machine learning.

Essa implementação facilita a aplicação da estratégia de Manutenção Baseada em Condição e Preditiva. Agir de maneira antecipada, evitando paradas desnecessárias, impacta diretamente na performance do ativo.

Estas são algumas vantagens comuns obtidas com a implementação:

✓ Aumento da Confiabilidade e consequentemente disponibilidade do ativo.
✓ Redução de perda de produção devido parada inesperada do ativo ocasionada por uma falha funcional.
✓ Redução dos custos de manutenção.
✓ Tomada de decisão mais assertiva para o Gestor de Manutenção.
✓ Melhora nos indicadores de MTBF, Backlog, OEE, disponibilidade dentre outros.
✓ Propicia uma sequência de melhoria contínua da gestão de ativos, pois, permite ações nas estratégias e ações de manutenção e o acompanhamento de seus impactos diretamente na performance dos ativos.

Aumento de performance baseada em dados

A tomada de decisão é simplificada quando você tem os dados de APM corretos disponíveis. A Dynamox está inserida nesse contexto, com sensores e ferramentas de análise que fornecem informações diversas sobre a condição e performance de cada ativo. Além disso, as soluções integráveis fornecidas pela empresa permitem que o cliente reúna em uma visão centralizada os dados gerados (sejam eles brutos ou processados), contribuindo para um APM conectado e integrado dos diversos sistemas já implantados.

A seguir, algumas das funcionalidades e soluções fornecidas pela Dynamox no contexto da Gestão de Desempenho de Ativos:

  • Sensores sem fio com monitoramento de parâmetros de vibração até 13kHz e temperatura com coleta automatizada de dados e Plataforma Web para análise e tomada de decisão;
  • DynaDetect – detecção automatizada de falhas, baseada em algoritmos e modo de falha dos ativos monitorados;
  • Dashboards inteligentes com dados processados e entrega de diagnóstico ao cliente final;
  • Módulo de inspeção sensitiva para registro de inspeções de campo;
  • Integração com Softwares terceiros.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo blog e veja 10 razões para investir no monitoramento de ativos e ter uma gestão de excelência.


Canais de Comunicação

Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos

DynaPredict
Empresa
Conteúdo
Suporte
Unidades
icon

icon
icon
icon
icon
icon

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.

ISO 9001
ISO 27701
ISO 27018
ISO 27001
Great Place To Work

@ Dynamox.

Todos os Direitos Reservados.