Análise de vibração melhora a qualidade da produção?

IDENTIFICAR A CAPACIDADE DESTRUTIVA DA VIBRAÇÃO DA MÁQUINA MONITORADA É FUNÇÃO DA ANÁLISE DE VIBRAÇÃO.
A indústria, um setor produtivo imensamente importante na economia, ao passo que cresce financeiramente, deve crescer também em métodos produtivos, seja expandindo seu local físico ou adquirindo equipamentos mais modernos.
A manutenção do maquinário industrial é dispendiosa e requer muitos cuidados para que o ativo apresenta a confiabilidade necessária para atender a demanda da produção.
Para tanto, o aconselhamento geral é que a manutenção seja um procedimento constante que vise indicar o risco de mau funcionamento da máquina, com o objetivo de evitar uma pausa produtiva com consequências não antecipadas.
A manutenção preditiva é um exemplo de manutenção econômica. Ela capta defeitos aparentes e defeitos ainda não observados a olho nu.
Trata-se de uma manutenção feita a partir da análise de dados coletados sobre o funcionamento da máquina como a vibração e o aquecimento decorrente daquela, por exemplo.
Através da Análise de Vibrações é possível identificar defeitos em peças da máquina e reverter um possível quadro crítico.
O QUE É ANÁLISE DE VIBRAÇÃO?
A Análise de Vibração é um método processual de análise do desempenho de peças móveis inseridas em uma máquina. A análise ocorre dentro da amplitude da taxa de variação de forças dinâmicas que são geradas continuamente.
Estas mesmas forças afetam o nível vibracional característico de cada componente (eletrônico ou mecânico). Assim sendo, com a coleta desses dados é possível verificar anomalias mesmo não visíveis em uma primeira análise e, ao mesmo tempo sem interromper a utilização da máquina.
COMO PODE SER MEDIDA?
Cada componente tem peculiaridades diferentes, cada peça comporta-se com frequências vibracionais diferentes. Apesar disso, cada componente da máquina tem uma amplitude de frequência contínua, caso esta amplitude esteja em divergência, é encontrada uma falha mecânica que poderá ser grave ou não.
A medição de vibrações pode ser feita através de três unidades: velocidade, deslocamento e aceleração.
Dentro da análise de medidas, é possível avaliá-la de pico a pico, apenas picos, média retificada ou por RMS (Root Medium Square, em português Raiz Média Quadrada).
Dentre os métodos possíveis a serem utilizados, o RMS se destaca por levar em consideração o histórico no tempo da onda e gera um valor de nível que é diretamente ligado à energia contida na peça analisada, em outras palavras, é possível obter uma análise da capacidade destrutiva da vibração.
Os custos de manutenção, dependendo da indústria, podem chegar a até 30% do custo de produção.
Pausas não necessárias revelam fragilidade na obtenção de informações sobre a saúde da máquina, gerando gastos produtivos, de mão de obra, equipamento, materiais e, algumas vezes, troca de peças ainda em bom estado mas que foram erroneamente detectadas com defeito.
Todo o custo relacionado à manutenção pode ser reduzido e, muitas vezes, até evitado se a condição da máquina ou equipamento for monitorada com base em dados reais que determinem a necessidade de pausa para troca ou manutenção de peças ou componentes no maquinário.
Portanto, a Análise de Vibração é um mecanismo de máxima eficiência quanto à realização de manutenção.
A ocorrência de amplitudes irregulares dentro de uma frequência contínua solidifica a decisão custosa de paralisação de máquinas e do setor produtivo. Assim, há uma considerável economia nos gastos de produção e manutenção.
Conheça a solução DynaPredict, que tem como base o uso de sensores sem fio que monitoram a vibração das máquinas, gerando dados que podem ser analisados para identificação de falhas, para ajudar na manutenção preditiva.