logo

Como monitorar gerador de energia com DynaPredict 

16 de agosto de 2022
Como monitorar gerador de energia com DynaPredict 

O gerador de energia elétrica é uma máquina síncrona empregada na conversão de energia para os mais diversos tipos de operações.

Uma unidade geradora pode converter energia mecânica, química ou térmica em energia elétrica.

Entretanto, a aplicação mais recorrente de geradores é na conversão de energia mecânica em energia elétrica, chamada de conversão eletromecânica de energia.  

Os geradores são essenciais para o funcionamento de atividades que exigem altas demandas de energia, como o funcionamento de unidades hospitalares, complexos industriais e eventos culturais, como apresentações e festivais.

Utilizados em situações de emergência, como quedas no fornecimento de energia elétrica ou ausência de iluminação, os geradores também diminuem os riscos de acidentes.  

Manutenção do equipamento 

Manter em dia a manutenção dos geradores é essencial para o funcionamento da operação, pois são equipamentos indispensáveis em diversas aplicações na indústria.

A manutenção de geradores é geralmente dividida em etapas que devem ser realizadas periodicamente.

Desta forma, os intervalos de manutenção dos geradores geralmente são divididos em:

  • a cada 250 ou 500 horas de funcionamento; 
  • diário;
  • semanal;
  • mensal;
  • semestral;
  • anual.

Alguns cuidados inclusos nestas rotinas de manutenção são a verificação dos níveis de óleo no motor das máquinas, a troca de peças desgastadas e filtros de combustível e a inspeção de baterias.

O emprego de técnicas de manutenção preditiva contribui diretamente para a redução de custos, visto que ocorre a redução da necessidade da reposição de peças.

Dessa forma, as técnicas preditivas implicam em uma economia de recursos e de tempo gastos com manutenção corretiva.  

Técnicas de manutenção preditiva em geradores  

A necessidade de conformidade com a NR12 impõe a adoção de algumas medidas na manutenção de equipamentos.

A norma reforça a necessidade da proteção de máquinas elétricas com elementos rotativos, dificultando o acesso a esses equipamentos.   

O monitoramento remoto através de sensores sem fio oferece uma solução para o monitoramento das condições de geradores.

Coletando dados de vibração e temperatura da máquina de maneira automatizada, o sensoriamento remoto colabora com o aumento da confiabilidade no desempenho de máquinas. 

Através dos dados coletados é possível a visualização de gráficos de tendência que demonstram as condições de operação do equipamento.

Dessa forma, trazendo maior previsibilidade no diagnóstico de falhas. 

Sensores sem fio no monitoramento de um gerador  

A solução DynaPredict conta com um sensor triaxial que realiza a coleta de dados de vibração e temperatura de ativos industriais de maneira sem fio, por meio da tecnologia bluetooth.   

A Plataforma Web DynaPredict recebe periodicamente os dados coletados pelos sensores enviados através de gateways instalados na planta ou de aplicativo mobile.   

Com a finalidade de obter dados confiáveis, as medições de vibração nos geradores devem ser feitas em cada alojamento de rolamento e nas buchas de apoio do virabrequim.

Entretanto, é recomendado evitar a instalação dos sensores nas tampas de proteção ou na base do equipamento.  

Conheça as possibilidades do uso da Solução DynaPredict no monitoramento remoto de ativos e consulte-nos para mais informações.   

  


Somos excelência no que fazemos

  • isso-27001
  • gptw

Ficou com dúvida? Nós entramos em contato com você